Brasil

Execução de brasileiro deve ocorrer entre 15h e 16h

Segundo Itamaraty, a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, deverá ocorrer entre 15h e 16h do horário de Brasília


	Marco Archer Cardoso Moreira: ele foi condenado ao fuzilamento por tráfico de drogas
 (Reprodução)

Marco Archer Cardoso Moreira: ele foi condenado ao fuzilamento por tráfico de drogas (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2015 às 14h02.

São Paulo - O Itamaraty informou hoje (17), em nota, que a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, deverá ocorrer entre 0h e 1h de 18 de janeiro, horário local (entre 15h e 16h de hoje (17), no horário de Brasília). Ele e outros cinco homens foram condenados ao fuzilamento por tráfico de drogas.

Segundo a nota, Marco esteve hoje por cerca de uma hora com o advogado, com uma tia e com funcionários da Embaixada do Brasil em Jacarta.

A confirmação oficial da execução, segundo o Itamaraty, ocorrerá nas primeiras horas da manhã do dia 18, horário da Indonésia, em briefing das autoridades indonésias a advogados e parentes dos sentenciados.

Archer trabalhava como instrutor de voo livre e foi preso em agosto de 2003, quando tentou entrar na Indonésia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína escondidos em uma asa-delta desmontada em sete bagagens. Ele conseguiu fugir do aeroporto, mas foi localizado, após duas semanas, na ilha de Sumbawa. Archer confessou o crime e disse que recebeu US$ 10 mil para transportar a cocaína de Lima, no Peru, até Jacarta. No ano seguinte, foi condenado à morte.

Ontem, o presidente indonésio, Joko Widodo, negou pedido de clemência feito pela presidenta Dilma Rousseff. O presidente Lula já havia enviado duas cartas pedindo clemência durante seu governo, enquanto Dilma enviou quatro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaIndonésiaPena de morte

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame