Brasil

Estados do Sul fazem plebiscito para se separar do Brasil

Os dados coletados serão encaminhados à ONU, que dará encaminhamento ou não ao pedido de separação


	Florianópolis: os dados coletados serão encaminhados à ONU, que dará encaminhamento ou não ao pedido de separação
 (Divulgação / Martinho Ghizzo)

Florianópolis: os dados coletados serão encaminhados à ONU, que dará encaminhamento ou não ao pedido de separação (Divulgação / Martinho Ghizzo)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 2 de outubro de 2016 às 08h17.

São Paulo – Moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participaram neste sábado (1) de uma consulta popular informal referente à separação de seus estados do restante do país.

Com pelo menos 4 mil urnas distribuídas em 1200 pontos de votação, eleitores saíram de suas casas para opinar sobre a formação de uma nova federação na região. 

Com voto voluntário, o plebiscito organizado pelo movimento “O Sul é o meu País” foi composto por uma cédula com as opções “sim” ou não”. Os organizadores esperavam a participação de pelo menos 2 milhões de pessoas.

Segundo eles, a consulta foi elaborada de acordo com as imposições da ONU para o reconhecimento de novos povos e nações.

De acordo com informações do portal Terra, os porto-alegrenses que passaram pela urna da chamada Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, eram majoritariamente favoráveis à separação.

O resultado da votação, que começou às 8h de ontem e foi até o fim da tarde, deve ser divulgado até quarta-feira (5). Os dados coletados serão encaminhados à ONU, que dará encaminhamento ou não ao pedido de separação.

Acompanhe tudo sobre:ParanáSanta CatarinaRio Grande do SulPlebiscito

Mais de Brasil

CPMI do INSS recorre contra decisão de Dino que anulou quebra de sigilo de Lulinha

Alessandro Vieira protocola pedido de CPI para investigar Moraes e Toffoli

Moraes determina ao governo do Rio a transferência de Domingos Brazão a presídio estadual

Lula e Flávio devem participar de posse de Kast, presidente do Chile