Brasil

Estado de SP faz mutirão na saúde para reduzir fila de espera

Os cerca de 130 mil atendimentos previstos serão feitos entre os dias 18 e 25 de março em 150 unidades estaduais da capital, do interior e do litoral

Alckmin: de acordo com o governador, 60 mil pessoas que estão na fila de espera serão agendadas para a semana que vem (Geraldo Alckmin/Divulgação)

Alckmin: de acordo com o governador, 60 mil pessoas que estão na fila de espera serão agendadas para a semana que vem (Geraldo Alckmin/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de março de 2017 às 16h52.

São Paulo - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou na manhã desta quinta-feira, 16, a realização de um mutirão de cirurgias, exames e consultas para reduzir a fila de espera da saúde no Estado.

Os cerca de 130 mil atendimentos previstos serão feitos entre os dias 18 e 25 de março em 150 unidades estaduais da capital, do interior e do litoral.

De acordo com o governador, 60 mil pessoas que estão na fila de espera serão agendadas para a semana que vem, em um total de 5 mil cirurgias, 15 mil consultas e 40 mil exames.

Os outros 70 mil atendimentos serão oferecidos sem agendamento a pessoas que quiserem passar por medição de hipertensão arterial e teste de glicemia.

O serviço sem agendamento será oferecido das 8 horas às 17 horas dos dois próximos sábados (dias 18 e 25 de março) em um dos 55 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) distribuídos pelo Estado. Se os exames mostrarem alguma alteração, os pacientes serão encaminhados para tratamento.

Ao anunciar o mutirão, Alckmin não informou, porém, qual será a redução da fila de espera com a ação. A gestão diz não dispor de uma fila única, já que cada município paulista e cada unidade de saúde cuida da sua própria demanda.

"Como o Estado tem 93 hospitais e 55 AMEs, nós não temos uma fila única, mas algumas áreas nós vamos zerar. (Fila para cirurgia de) catarata o objetivo é zerar. Pequenas cirurgias, também", disse Alckmin.

Acompanhe tudo sobre:Geraldo Alckmin

Mais de Brasil

Eleições 2026: o calendário que todo eleitor precisa acompanhar

Governo de SP avança para concessão do Parque Bruno Covas

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura