Brasil

Esquema da Petrobras alimentou partidos em 2010, diz jornal

Segundo Folha de S. Paulo, Paulo Roberto Costa disse que dinheiro do esquema da estatal alimentou campanhas do PT, PMDB e PP nas eleições de 2010


	Paulo Roberto Costa: ex-diretor da Petrobras fez o seu primeiro depoimento à Justiça depois do acordo de delação premiada
 (Geraldo Magela/Agência Senado)

Paulo Roberto Costa: ex-diretor da Petrobras fez o seu primeiro depoimento à Justiça depois do acordo de delação premiada (Geraldo Magela/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2014 às 22h05.

São Paulo - O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que o dinheiro do esquema de corrupção da estatal foi usado para alimentar a campanha do PT, PMDB e do PP durante as eleições de 2010, informou o jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira.

Segundo a publicação, o ex-diretor disse também, durante depoimento à Justiça, que o presidente da Transpetro Sérgio Machado, que seria ligado ao PMDB, também teria participado das irregularidades. Ele afirmou ter recebido R$ 500 mil de Machado.

Costa citou também José Eduardo Dutra, atual diretor da Petrobras e ex-presidente do PT, como participante do esquema.

Outro nome citado pelo ex-diretor foi o de Márcio Farias, executivo da Odebrecht. Os valores, entretanto, não foram revelados.

Na Petrobras, ele teria denunciado a participação de outros três ex-diretores: Nestor Cerveró, Jorge Zelada e Renato Duque.

No início de setembro, o ex-diretor da Petrobras relatou para a Polícia Federal que políticos recebiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato firmado durante a sua gestão no setor de Abastecimento da estatal.

Paulo Roberto Costa foi preso em junho deste ano por envolvimento em suspeitas de corrupção e desvio de recursos investigados pela Operação Lava Jato. Desde quinta, ele cumpre prisão domiciliar como parte do acordo de delação premiada com o Ministério Público.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolítica no BrasilEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoCorrupçãoEscândalosFraudesEleiçõesEleições 2010

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas