Brasil

Especialista alerta para qualidade dos empregos gerados

Para o professor Jorge Pinho, da UnB, os números do CAGED são bons, mas a qualidade das vagas geradas pode ser problema

Professor avalia que número de vagas formais criadas é bom, mas é necessário ficar alerta à qualidade dos empregos (.)

Professor avalia que número de vagas formais criadas é bom, mas é necessário ficar alerta à qualidade dos empregos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 09h23.

Brasília - O recorde de 1.655.116 vagas de emprego geradas de janeiro a julho de 2010 é um dado muito positivo, avalia o professor especialista em mercado de trabalho da Universidade de Brasília (UnB) Jorge Pinho. Segundo ele, apesar do bom resultado, a qualidade das vagas de trabalho oferecidas é preocupante.
 
"Muita gente tem curso superior e acaba ocupando vagas que são destinadas a quem tem nível técnico", afirmou o professor. De acordo com Pinho, a situação pode ser frustrante para o trabalhador. "O chefe acha que está se dando bem contratando, mas a falta de motivação pode fazer com que o empregado deixa a vaga cedo", explica. Para o professor, a falta de mão de obra de nível técnico é reflexo da falta de investimento em educação no país. "Voltaram a investir em ensino técnico há uns quatro anos, mas o tempo perdido não tem como recuperar", pondera.
 
A previsão reafirmada pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, de que 2,5 milhões de vagas formais serão criadas em 2010 deve se concretizar, na opinião do professor. "Mas é preciso tomar cuidado, porque o ano eleitoral pode contaminar qualquer afirmação", alertou.
 
O professor Jorge Pinho disse que é difícil traçar previsões de como estará o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos, mas acredita que o país "está no caminho para acabar com o desemprego."
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesempregoDesenvolvimento econômicoEmpregosNível de emprego

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo