Ernesto Araújo deve reduzir secretarias no Itamaraty

O futuro ministro também anunciou, via Twitter, que vai criar um departamento do Agronegócio

Brasília - O futuro ministro de Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, disse nesta sexta-feira, 21, que deve reduzir o número de secretarias do Itamaraty, sem detalhar como será a nova estrutura. Hoje, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) abrange nove Subsecretarias-Gerais - e suas respectivas Coordenações, Departamentos e Divisões.

"Vai ter uma diminuição, mas não queria antecipar os dados do Itamaraty porque vai ter uma MP (medida provisória) conjunta", disse Araújo na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição.

Segundo o chanceler, a orientação do futuro de governo é de reduzir o número de pessoas dentro de todos os ministérios, mas, como no Itamaraty a maioria dos cargos é de carreira, ele não detalhou como será o corte. "A orientação geral é diminuir cargo comissionado, então a gente vai se adaptar a essa orientação."

Mais cedo, o futuro ministro escreveu no Twitter que vai criar um departamento do Agronegócio. Esse departamento vai ficar dentro de uma subsecretaria, explicou.

"Estamos criando no Itamaraty um Departamento do Agronegócio para trabalhar junto com o Ministério da Agricultura na conquista de mercados internacionais. Daremos ao agro a atenção que no MRE ele nunca teve", declarou na rede social.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.