Brasil

Em SP, Haddad tem menos votos que brancos e nulos

O empresário João Doria (PSDB) foi eleito o novo prefeito da cidade em primeiro turno

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (Fábio Teixeira/EXAME.com)

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (Fábio Teixeira/EXAME.com)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 2 de outubro de 2016 às 23h44.

São Paulo – O resultado das <a href="https://exame.com.br/topicos/eleicoes-2016"><strong>eleições</strong></a> municipais de São Paulo (SP), que consagrou o empresário <a href="https://exame.com.br/topicos/joao-doria-junior"><strong>João Doria</strong></a> (PSDB) como o novo prefeito da cidade no primeiro turno, surpreendeu com o desempenho de <a href="https://exame.com.br/topicos/fernando-haddad"><strong>Fernando Haddad</strong></a> (PT), que recebeu menos votos do que a soma dos brancos e nulos.</p>

O petista, que tentava a reeleição, foi votado por 967.190 eleitores da capital paulista. Os brancos e nulos somaram 1.155.850 – 8,37% a mais do que recebeu Haddad. O mesmo aconteceu no Rio de Janeiro (RJ): o candidato Marcelo Freixo (PSOL) - que foi para o segundo turno com Crivella (PRB) - recebeu 18,3% votos a menos do que a soma dos brancos e nulos. 

Em entrevista concedida há pouco, o atual prefeito, que perdeu a disputa, disse que foi “a maior honra” ter governado a cidade de São Paulo e que carrega a “sensação de dever cumprido”.“Tenho certeza de que estamos deixando um legado aqui”, afirmou. 

Ele também afirmou que gostaria de ter ido para o segundo turno com o tucano, pois poderia mostrar o seu plano de governo e mostrar as diferenças entre ambos.

"Mesmo na eventualidade de derrota em um segundo turno, a cidade teria ganho em termos de aprendizado, que esse projeto pudesse ser defendido em igualdade de condições. Mas não tivemos essa oportunidade. O interesse de São Paulo sempre estará à frente de todo e de qualquer interesse”, disse.

Acompanhe tudo sobre:Políticos brasileirosPolítica no BrasilEleiçõesFernando HaddadPrefeitosEleições 2016

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos