Brasil

Em greve há um mês, funcionários da saúde ocupam Alesp

Cerca de 40 grevistas ocuparam a galeria do plenário da Assembleia


	Fachada do prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
 (FERNANDA KIRMAYR/CONTIGO/Reprodução)

Fachada do prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) (FERNANDA KIRMAYR/CONTIGO/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2013 às 12h01.

São Paulo - Um grupo de trabalhadores estaduais da área da Saúde passou a noite dessa terça-feira, 4, na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em Moema, zona sul da capital.

Cerca de 40 grevistas ocuparam a galeria do plenário, segundo a Alesp. Às 10h desta quarta, 5, a categoria iniciou uma nova assembleia em frente à Casa. Os trabalhadores - em greve há mais de um mês - reivindicam reposição salarial de 32,2% e aumento no vale refeição para R$ 26,22.

Na terça, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP) foram recebidos pela Comissão de Saúde da Alesp.

A vice-presidente da entidade, Cleunice Oliveira, afirmou durante o encontro que 70% dos profissionais estão em greve e os outros 30% atendem apenas emergências. Segundo a categoria, até o momento, ninguém foi convidado a discutir com o governo a pauta de reivindicações - que inclui ainda igualdade no prêmio de incentivo e maior transparência no uso de verbas do Fundo Estadual de Saúde.

Ainda de acordo com o sindicato, 28 unidades de saúde estariam sendo afetadas pela greve na capital e na Grande São Paulo. Já a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde informou que a paralisação atinge apenas quatro das 203 unidades em todo o Estado e que a pasta mantém um diálogo com o SindSaúde-SP.

A Secretaria determinou corte no ponto dos funcionários em greve, o que pode gerar uma punição de até 50% nos salários. Em nota, disse que "considera inaceitável que os profissionais impeçam pacientes de realizar seus exames e consultas".

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosSaúdeGrevesAssembleias legislativas

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos