Na tarde desta segunda-feira, 2, o prefeito Eduardo Paes participou de um almoço promovido pelo grupo Lide-RJ, no Hotel Copacabana Palace. O evento, que reuniu representantes do setor privado e autoridades políticas, teve como foco discutir as expectativas do novo governo, que começará em janeiro de 2025.
Durante sua fala, o prefeito aproveitou para fazer um balanço do cenário fiscal e cobrando soluções para o problema de abastecimento de água que afeta diversos bairros da cidade.
Logo no início do evento, Paes se dirigiu aos representantes da concessionária Águas do Rio, um dos patrocinadores do almoço, e solicitou urgência na recuperação do fornecimento de água. O prefeito listou os bairros afetados, lembrando que a falta de água é apenas uma questão temporária.
Em suas redes sociais, a Águas do Rio divulgou um comunicado detalhando os bairros com problemas no abastecimento. Entre os locais afetados estão bairros da Zona Sul, como Botafogo e Flamengo, além de áreas da Zona Norte e Centro, como Tijuca, Vila Isabel e Centro.
A concessionária informou que os reparos já estão em andamento e que a normalização do abastecimento deve ocorrer dentro de 72 horas, embora a recuperação seja gradual em áreas mais elevadas e de difícil acesso.
- Andaraí
- Botafogo
- Catete
- Centro
- Flamengo
- Tijuca
- Vila Isabel
Desafios do novo governo
Durante o evento, Paes também comentou sobre os desafios econômicos e fiscais enfrentados pela cidade. Ele ressaltou a recuperação financeira da cidade após o desequilíbrio fiscal que encontrou em seu terceiro mandato, iniciado em 2021.
Um dos pontos críticos destacados pelo prefeito foi a segurança pública, tema de grande preocupação em sua gestão. Paes criticou a atual política de segurança, afirmando que a violência não está diretamente relacionada à pobreza, mas sim à atuação de milícias e tráfico de drogas.
“Favelização no entorno da Barra não tem nada a ver com problema social. É safadeza mesmo. A violência no Rio não tem nada a ver com pobreza. Se tem invasão, isso tem a ver com milícia e tráfico que lucra com isso”, afirmou Paes.
Investimentos e futuro do Rio
Além de temas ligados à segurança, o prefeito abordou o futuro da cidade com ênfase na recuperação e retomada de investimentos. Segundo Paes, o Rio de Janeiro voltou a se posicionar como um destino atrativo para novos investimentos, apesar dos desafios econômicos. Ele mencionou que o novo governo dará atenção à realização de grandes eventos na cidade, como o G20, apesar das críticas de uma parte da população.
"Tem sempre um imbecil que diz que a Madonna é pornográfica, que o G20 não pode ser realizado aqui. Mas é um processo de tomada de decisões", completou Paes.
O prefeito também abordou a questão das políticas públicas para a população em situação de rua. Segundo Paes, o novo governo vai focar em políticas mais eficazes para essa população, propondo maior abordagem e integração com os serviços essenciais da cidade.
[Grifar] Paes frisou que as reformas na administração pública também incluem a eliminação de gastos excessivos, comparando a ação a uma lipoaspiração administrativa, para cortar “gorduras” acumuladas ao longo dos anos.
"É como a necessidade de fazer uma lipoaspiração. Fica quase aquela obrigação ao longo dos anos de cortar gorduras", concluiu.
-
1/10
Leaders attending the launch of the Global Alliance Against Hunger and Poverty pose for a group photo after the first session of the G20 Leaders' Meeting in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024. (Photo by Ludovic MARIN / AFP)
(BRAZIL-G20-SUMMIT)
-
2/10
(Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e 1ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Combate à Fome e à Pobreza)
-
3/10
Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva greeting France's President Emmanuel Macron before the launch of the Global Alliance against Hunger and Poverty and the first session of the G20 Leaders' Meeting in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024. (Photo by Ricardo STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT 'AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY -Ricardo STUCKERT' - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimentando o presidente da França, Emmanuel Macron, antes do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro)
-
4/10
O presidente dos EUA, Joe Biden (D), fala com o presidente francês, Emmanuel Macron, durante o primeiro dia da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024
(O presidente dos EUA, Joe Biden (D), fala com o presidente francês, Emmanuel Macron, durante o primeiro dia da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024)
-
5/10
Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (L) greeting Mexico's President Claudia Sheinbaum (C), next to Brazil's First Lady Rosangela "Janja" da Silva before the launch of the Global Alliance against Hunger and Poverty and the first session of the G20 Leaders' Meeting in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024. (Photo by Ricardo STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT 'AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY -Ricardo STUCKERT' - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(Luiz Inácio Lula da Silva (E), cumprimentando a presidente do México, Claudia Sheinbaum (C), ao lado da primeira-dama do Brasil, Rosangela "Janja" da Silva, antes do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro)
-
6/10
Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (L) greeting Chile's President Gabriel Boric before the launch of the Global Alliance against Hunger and Poverty and the first session of the G20 Leaders' Meeting in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024. (Photo by Ricardo STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT 'AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY -Ricardo STUCKERT' - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(Luiz Inácio Lula da Silva (E), cumprimentando o presidente do Chile, Gabriel Boric, antes do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro)
-
7/10
Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (R) speaks with the president of the New Development Bank (NDB), Brazil's Dilma Rousseff during the G20 Summit opening session in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024
(O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (D), fala com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, durante a sessão de abertura da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024)
-
8/10
Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (R) greeting US' President Joe Biden before the launch of the Global Alliance against Hunger and Poverty and the first session of the G20 Leaders' Meeting in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024. (Photo by Ricardo STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT 'AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY -Ricardo STUCKERT' - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(Luiz Inácio Lula da Silva (D), cumprimentando o presidente dos EUA, Joe Biden, antes do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024)
-
9/10
Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (L) shaking hands with the president of the European Commision Ursula von der Leyen before the launch of the Global Alliance against Hunger and Poverty and the first session of the G20 Leaders' Meeting in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024. (Photo by Ricardo STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT 'AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY -Ricardo STUCKERT' - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(Luiz Inácio Lula da Silva (E), apertando a mão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024)
-
10/10
Handout picture released by the Brazilian Presidency showing Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (L) greeting India's Prime Minister Narendra Modi before the launch of the Global Alliance against Hunger and Poverty and the first session of the G20 Leaders' Meeting in Rio de Janeiro, Brazil, on November 18, 2024. (Photo by Ricardo STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT 'AFP PHOTO / BRAZILIAN PRESIDENCY -Ricardo STUCKERT' - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(Luiz Inácio Lula da Silva (E), cumprimentando o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, antes do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024)