Brasil

Eleitores terão mais tempo para conferir voto na urna eletrônica

O primeiro turno das eleições gerais será realizado no dia 2 de outubro

Som confirmará voto após escolha de cada candidato (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Som confirmará voto após escolha de cada candidato (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de setembro de 2022 às 14h23.

Os eleitores terão um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica no pleito ES de outubro deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “confirma”) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.

“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou, em comunicado, o tribunal. O objetivo da medida é estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

O primeiro turno das eleições gerais será realizado no dia 2 de outubro e um eventual segundo turno ocorre no dia 30 do mesmo mês. Serão escolhidos candidatos para cinco cargos.

O primeiro voto a ser dado na urna é para deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal, com cinco dígitos. Depois, deve votar para senador, com três dígitos, e, então, para governador, dois dígitos. O último voto será para presidente da República, também com dois dígitos.

Em seu portal, o TSE disponibiliza um simulador de votação da urna eletrônica para as eleições deste ano, já com o tempo a mais para a confirmação do voto.

LEIA TAMBÉM:

Quais são os números dos candidatos à Presidência nas urnas em 2022

“Não há nada secreto na Justiça Eleitoral”, afirma Alexandre de Moraes

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022PolíticaTSE

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe