Brasil

Preocupação do brasileiro com violência cresce em quase um ano e chega a 19%, aponta Genial/Quaest

A pesquisa mostra que o percentual de brasileiros que apontam a violência como o principal problema do país quase dobrou em um ano

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 10 de julho de 2024 às 10h27.

Última atualização em 10 de julho de 2024 às 11h29.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

Os brasileiros apontam que a economia, a violência e as questões sociais são os principais problemas do país, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10. As três preocupações estão empatadas tecnicamente.

De acordo com o levantamento, a economia é a maior preocupação para 21% da população, oscilação negativa de dois pontos percentuais em relação à pesquisa de maio. O assunto vem em uma tendência de queda, passando de 31% em abril de 2023 para 21% na pesquisa atual.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, a melhora na percepção da economia entre os mais pobres reflete na perda do protagonismo da economia como uma grande preocupação da população.

A violência, por outro lado, vem em uma tendência de alta como a maior preocupação. Em abril de 2023, o assunto era apontado por apenas 12% dos brasileiros, em agosto chegou a 10%, e agora, no levantamento deste mês, atingiu 19%.

As questões sociais, que foram apontadas por 22% dos entrevistados em abril de 2023 como principal problema do país, caíram para até 13% no decorrer de 2023, e voltaram a subir a partir de maio de 2024, chegando a 18% em julho de 2024.

Veja as maiores preocupações dos brasileiros, segundo a Quaest:

  • Economia: 21%
  • Violência: 19%
  • Questões sociais: 18%
  • Saúde: 15%
  • Corrupção: 12%
  • Educação: 8%

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de julho. Foram 2.000 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'

Plano de assassinato de Lula surpreende Planalto: é pior que o 8 de janeiro, dizem assessores

Biometano pode abastecer metade da energia para a indústria de SP, diz secretária do Meio Ambiente