Brasil

É obrigatório tirar biometria para votar nas eleições 2024? Saiba as regras

O prazo para realizar o cadastro da biometria se encerra nesta quarta-feira, 8

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de maio de 2024 às 11h28.

Última atualização em 8 de maio de 2024 às 11h55.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

Esta quarta-feira, 8, é o último dia para tirar ou regularizar o título de eleitor em todo o Brasil, exceto no Rio Grande do Sul que, devido às chuvas intensas, teve o prazo estendido até 23 de maio. No restante dos estados, também se encerra hoje o prazo para cadastrar gratuitamente a biometria. Mas, afinal, quem não tiver cadastrado a biometria não vai poder votar nas eleições municipais?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o eleitor que não tiver a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente nas próximas eleições. Para isso, basta que ele leve um documento oficial com foto para o local de votação. Mas quem ainda não estiver identificado biometricamente pode procurar o cartório eleitoral para realizar esse cadastro, verificando se há a necessidade de agendamento prévio.

O cadastro biométrico é feito gratuitamente e torna o processo de votação mais seguro, além de evitar a formação de filas nas seções de votação. E, tendo a biometria cadastrada, é possível realizar processos como os de transferência e regularização de dados de forma online.

Além disso, o TSE alerta que, se houver a convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria da população e o eleitor não comparecer, ele poderá ter o título cancelado e será impedido de votar.

Onde fazer a biometria eleitoral

Caso ainda não tenha o registro de sua biometria, é necessário agendar o atendimento no cartório eleitoral mais próximo. Lá, serão coletadas as impressões digitais de todos os dedos das mãos da pessoa, a assinatura e a foto digitalizadas e serpa feita a atualização dos dados biográficos. É necessário comparecer ao cartório portando comprovante de endereço e documento oficial com foto.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'