Brasil

Foi importante a violência cair no Enem, diz Maria da Penha

"Nós sabemos que a violência está presente na vida do jovem. Quer eles vivam com o pai agressor, quer vivam agredindo suas namoradas, porque aprenderam em casa"


	Maria da Penha: "Nós sabemos que a violência está muito presente na vida do jovem. Quer eles vivam com o pai agressor, quer vivam agredindo suas namoradas, porque aprenderam em casa"
 (Getty Images)

Maria da Penha: "Nós sabemos que a violência está muito presente na vida do jovem. Quer eles vivam com o pai agressor, quer vivam agredindo suas namoradas, porque aprenderam em casa" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2015 às 06h46.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - Nove anos após a aprovação da Lei 11.340, conhecida como Maria da Penha, a violência contra a mulher foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Maria da Penha Maia Fernandes, de 70 anos, cuja história inspirou a legislação, considera a prova uma oportunidade para medir a percepção dos estudantes sobre o assunto.

Ela sofreu duas tentativas de homicídio, praticadas pelo ex-marido - ferida por um disparo, ficou em cadeira de rodas. Por anos, lutou pela prisão do agressor. Sua batalha originou a Lei Maria da Penha, que estabelece penas mais duras para a violência em casos de violência doméstica. A legislação foi parte do material de apoio na redação do Enem, prova realizada no domingo, 25.

"As pessoas precisam cada vez mais se conscientizar sobre a importância da lei na vida das mulheres", disse Maria da Penha em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. "Nós sabemos que a violência está muito presente na vida do jovem. Quer eles vivam com o pai agressor, quer vivam agredindo suas namoradas, porque aprenderam em casa", afirmou, ao ressaltar a importância do tema proposto na redação do Enem.

Questionada sobre o que seria necessário para a violência de gênero diminuir no Brasil, Maria da Penha apontou a falta de uma grande política pública sobre o tema. "Fazer com que a Lei Maria da Penha seja devidamente implementada é o caminho para diminuir essas injustiças", finalizou. 

Acompanhe tudo sobre:MulheresEnemEducação no BrasilMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Horário eleitoral na TV e no rádio começa nesta sexta com Lula em vantagem sobre Flávio

Análise: Caso Lulinha força Lula à defensiva e limita tentativa de pautar campanha

Lulinha, segurança pública e dívida: como foi a entrevista de Lula na Globo?

Lula promete criar Ministério da Segurança e diz que área demanda 'muito dinheiro'