Brasil

Dodge anuncia instituto global do MPF para o meio ambiente

De acordo com a procuradora, o objetivo do instituto será estabelecer bases de proteção da água

Raquel Dodge: para ela, é preciso deixar claro que direitos, como o acesso à água, não podem ser violados (Twitter/MP Federal/Reprodução)

Raquel Dodge: para ela, é preciso deixar claro que direitos, como o acesso à água, não podem ser violados (Twitter/MP Federal/Reprodução)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de março de 2018 às 18h40.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou hoje (20), durante o 8° Fórum Mundial da Água, a proposta de criação de um instituto global do Ministério Público em prol do meio ambiente.

De acordo com a procuradora, o objetivo do instituto será estabelecer bases de proteção da água. Na avaliação de Dodge, é preciso deixar claro que direitos, como o acesso à água, não podem ser violados.

O documento teve adesão de procuradores de Portugal, França, Costa Rica, Honduras, Moçambique e República Dominicana.

"A carta estabelece a importância de termos um organismo mundial que reúna aqueles que são responsáveis por provocar o Judiciário para resolver conflitos, tratar a água como direito humano", disse a procuradora.

Durante o Fórum Mundial da Água, o Ministério Público e o Judiciário debatem melhorias na efetivação dos direitos humanos relacionas à questão ambiental. O fórum é o primeiro a contar com uma conferência exclusiva de magistrados e promotores de diversos países para discutir o direito à água e os desafios jurídicos para a proteção ambiental de fontes aquíferas.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteRaquel DodgePGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaDia Mundial da Água

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias