Brasil

Divulgadas cidades escolhidas para o Cidades Digitais

Segundo o governo, o Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros


	Fibras Ópticas: pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos e o acesso da população a serviços de governo eletrônico
 (Clix)

Fibras Ópticas: pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos e o acesso da população a serviços de governo eletrônico (Clix)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 11h02.

Brasília - O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU) lista de municípios que foram selecionados para receber investimentos do Programa Cidades Digitais. Segundo a portaria, os municípios serão convocados "oportunamente" pelo Ministério para assinatura de acordo de cooperação e recebimento de instruções básicas sobre os próximos passos do programa. Logo mais, às 11 horas, o ministro Paulo Bernardo presidirá evento em Brasília em que anunciará formalmente as cidades contempladas neste ano.

Segundo o governo, o Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Pelo programa, são construídas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, além da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede. Outra ação do programa é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, 80 cidades foram escolhidas em caráter piloto. Neste ano, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que - segundo o Ministério das Comunicações - assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento do programa em 2013.

Acompanhe tudo sobre:InternetMinistério das Comunicações

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta