Exame Logo

Dilma volta a prometer rapidez para fechar empresas

Presidente afirmou que vem colocando "todo o esforço do governo para diminuir para cinco dias o prazo de abertura e fechamento de empresas"

Dilma Rousseff: "eu acredito que nós, até o final do ano, teremos concretamente frutos a mostrar do processo de simplificação", afirmou (AFP/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2014 às 00h02.

Brasília - Pela quarta vez em menos de um ano, a presidente Dilma Rousseff voltou a prometer hoje que reduziria para cinco dias o prazo de abertura e fechamento de empresas, um importante indicador sobre o ambiente de negócios do País levado em conta por organismos multilaterais como o Banco Mundial. Hoje, o prazo ultrapassa 150 dias.

Durante a abertura do 1º Fórum Nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a presidente afirmou que vem colocando "todo o esforço do governo para diminuir para cinco dias o prazo de abertura e fechamento de empresas". "Nós temos o compromisso, deste ano, de ter o início desse processo. Eu acredito que nós, até o final do ano, teremos concretamente frutos a mostrar do processo de simplificação", afirmou.

Sob críticas do empresariado e investidores a respeito de uma suposta postura intervencionista na economia, Dilma promete a redução do prazo desde pelo menos maio do ano passado. Na abertura do Encontro Brasil-Alemanha, no dia 13 daquele mês, ela chegou a classificar as dificuldades de empreendedores de "manicômio burocrático". Cinco meses depois, ela voltou a bater na mesma tecla. No mês passado, a presidente chamou de "suplício" a via crúcis para o fechamento de empresas.

Pouco antes de Dilma falar hoje, o presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, lamentou em discurso o fraco desempenho da economia e os problemas de burocracia enfrentados pelo setor. "Sofremos problemas resultantes da excessiva burocracia, falta de infraestrutura, queda da produtividade e reformas que precisam ser tomadas para sustentar o nosso desenvolvimento", afirmou, lembrando que o setor é responsável por 25% do PIB e pela geração de 80% das novas vagas de trabalho.

Inflação

Um dia depois de o Banco Central elevar a taxa de juros pela nona vez consecutiva, atingindo 11% , Dilma reafirmou o compromisso do Planalto na luta contra a inflação, frisando que ela vem sendo mantida nos últimos 11 anos "dentro dos limites" fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). "E assim ocorrerá também em 2014", prometeu a presidente, ressaltando que "atingimos esse resultado preservando a solidez da nossa economia".

Nos três primeiros anos de mandato, Dilma entregou a inflação dentro do intervalo fixado pelo CMN, de 2,5% a 6,5%, mas sempre distante do centro da meta (4,5%). Se os juros permanecerem inalterados, ela será a primeira presidente, desde a implantação do sistema de metas em 1999, a terminar um mandato com a inflação maior que o anterior.

Criticada por empresários e aliados políticos pela falta de interlocução com os diversos setores, Dilma disse que o seu governo está aberto ao diálogo. "Quanto mais ouvirmos e estivermos perto das reivindicações do mundo real, melhor a agenda", observou a presidente, que fez questão de elogiar as iniciativas do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. "Estamos completamente convencidos que quanto mais a gente ouvir as demandas, quanto mais a gente trabalhar e discutir e estiver perto das reivindicações e do mundo real, melhor será a nossa agenda e as nossas realizações", acentuou.

São Paulo - Duas brasileiras figuram entre as 20 mulheres mais poderosas do mundo, segundo ranking da revista Forbes, que acaba de ser divulgado. A presidente Dilma Rousseff subiu para a segunda posição, atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel, e a presidente da Petrobras Maria das Graças Foster aparece em 18º  - duas posições a frente de Irene Rosenfeld, CEO da Mondelez International e executiva mais bem paga dos Estados Unidos.  Além delas, a modelo Gisele Bündchen também aparece entre as cem mais poderosas do mundo, na 95ª posição. No ano passado, ela ocupou o 83º posto.
  • 2. 1. Angela Merkel

    2 /21(Getty Images)

  • Veja também

    Quem é: Chanceler da Alemanha
    Idade: 58 anos
    Nacionalidade: Alemã Formada pela Leipzig University, Angela Merkel é chanceler da Alemanha desde 2005. Nos últimos dez anos,ficou no topo de sete edições da lista das mais poderosas da Forbes. Este ano, disputa a terceira reeleição.
  • 3. 2. Dilma Rousseff

    3 /21(REUTERS/Ueslei Marcelino)

  • Quem é: Presidente do Brasil
    Idade: 65 anos
    Nacionalidade: Brasileira Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil. Sob sua batuta, o país alcançou a sétima posição entre as maiores economias do mundo. Este mês, a presidente ganhou mais um aliado, como classifica a Forbes: Roberto Azevedo tornou-se o primeiro brasileiro a assumir a liderança da OMC.
  • 4. 3. Melinda Gates

    4 /21(Win McNamee/Getty Images)

    Quem é: Cofundadora da Bill & Melinda Gates Foundation
    Idade: 48 anos
    Nacionalidade: Americana Formada pela Duke University, Melinda Gates , ex-funcionária da Microsoft, não topou a condição de ser apenas “esposa de bilionário”. Atualmente, a fundação tem mais de mil funcionários. No último dia 13 de maio, ela afirmou durante discurso para recém-formados da Duke University que o termo abstrato humanidade “nunca irá te inspirar do mesmo jeito que os seres humanos que você conhecer”.
  • 5. 4. Michelle Obama

    5 /21(REUTERS/Eric Thayer)

    Quem é: Primeira-dama dos Estados Unidos
    Idade: 49 anos
    Nacionalidade: Americana Doutora em jurisprudência pela Universidade de Harvard, a primeira-dama americana tem uma taxa de popularidade mais elevada que a do marido, Barack Obama. Atualmente, desenvolve um programa contra a obesidade infantil nos Estados Unidos.
  • 6. 5. Hillary Clinton

    6 /21(Mandel Ngan/AFP)

    Quem é: Política e ex-secretária de Estado dos Estados Unidos
    Idade: 65 anos
    Nacionalidade: Americana Com um mestrado em Direito pela Universidade de Yale, Hillary Clinton caiu três posições com relação ao ano passado. Segundo a Forbes, ela é uma das principais apostas do partido Democrata para as eleições de 2016.
  • 7. 6. Sheryl Sandberg

    7 /21(Robyn Twomey/Corbis Outline/Latinstock)

    Quem é: COO do Facebook
    Idade: 43 anos
    Nacionalidade: Americana Formada pela Universidade de Harvard, Sheryl Sandberg lançou este ano o livro “Lean In: Women, Work and the Will to Lead” que vendeu cerca de 150 mil exemplares na primeira semana depois do lançamento. Em 2012, o lucro do Facebook com propagandas em dispositivos móveis representou 18,4% do mercado americano.
  • 8. 7. Christine Lagarde

    8 /21(Saul Loeb/AFP)

    Quem é: Diretora do Fundo Monetário Internacional
    Idade: 57 anos
    Nacionalidade: Francesa Formada pelo Institut d''etudes politiques d''Aix-en-Provence, Christine Lagarde foi a primeira mulher a ocupar o posto máximo do FMI. No ano passado, ela ocupava a 8ª posição e há quem aposte que, nas próximas eleições, será candidata à presidência da França.
  • 9. 8. Janet Napolitano

    9 /21(Getty Images)

    Quem é: Secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos
    Idade: 55 anos
    Nacionalidade: Americana  Formada pela Universidade de Virginia, Janet Napolitano também foi pioneira ao assumir a secretaria de segurança interna dos Estados Unidos - o terceiro maior departamento do governo americano. Ano passado, figurou na nona posição.
  • 10. 9. Sonia Gandhi

    10 /21(Wikimedia Commons)

    Quem é: Presidente do Congresso Nacional Indiano
    Idade: 66 anos
    Nacionalidade: Italiana naturalizada indiana Nascida na Itália, Sonia Ghandi é viúva do ex-primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi e nora da também ex-primeira-ministra Indira Gandhi. Em 2004, venceu as eleições legislativas indianas, mas não chegou a assumir. É a pessoa que lidera há mais tempo o partido do congresso nacional indiano.
  • 11. 10. Indra Nooyi

    11 /21(Getty Images)

    Quem é: CEO da Pepsico
    Idade: 57 anos
    Nacionalidade: Indiana naturalizada americana Assumiu o comando da Pepsico em outubro de 2006, mas entrou na companhia em 1994. É formada em Química, Física e Matemática pela indiana Madras Christian College. Tem mestrado em finanças e marketing pelo Indian Institute of Management em Calcutá, além de um mestrado em gestão pública e priva pela Yale University.
  • 12. 11. Geun-hye Park

    12 /21(Jung Yeon-Je/AFP)

    Quem é: Presidente da Coreia do Sul
    Idade: 61 anos
    Nacionalidade: sul-coreana  Engenheira formada pela Sogang Universit, Geun-hye Park é a primeira mulher a assumir a presidência da Coreia do Sul. Aos 22 anos, se tornou a primeira dama do país, após a morte de sua mãe. Seu pai liderou o país por 18 anos. Em meio às ameaças da Coreia do Norte de preconizar uma guerra nuclear, é a primeira vez que aparece no ranking.
  • 13. 12. Virginia Rometty

    13 /21(Brian Smale/EXAME.com)

    Quem é: CEO da IBM
    Idade: 55 anos
    Nacionalidade: americana Formada pela Northwestern University, Virginia Rometty assumiu a batuta da IBM em outubro de 2011.
  • 14. 13. Oprah Winfrey

    14 /21(Getty Images)

    Quem é: Empreendedora
    Idade: 59 anos
    Nacionalidade: Americana Formada pela Tennessee State University, Oprah Winfrey tem uma fortuna de 2,8 bilhões de dólares, segundo a Forbes, o que a coloca na posição 503 da lista dos bilionários da publicação. Segundo a revista, ela gastou 100 milhões de dólares na Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls na África do Sul.
  • 15. 14. Ursula Burns

    15 /21(Getty Images)

    Quem é: Chairman e CEO da Xerox
    Idade: 54 anos
    Nacionalidade: americana Formada pela Universidade Columbia, a CEO da Xerox foi a primeira mulher negra a liderar uma corporação nos Estados Unidos. Ela entrou na companhia na década de 80 como estagiária.
  • 16. 15. Meg Whitman

    16 /21(Justin Sullivan/Getty Images)

    Quem é: CEO da Hewlett-Packard
    Idade: 56 anos
    Nacionalidade: Americana Meg Whitman, como é chamada, preside a HP desde setembro de 2011. Antes disso, foi presidente do eBay de 1998 a 2008. É formada em Economia pela Princeton University e tem um MBA pela Harvard Business School.
  • 17. 16. Georgina Rinehart

    17 /21(Getty Images)

    Quem é: Chairman da Hancock Prospecting
    Idade: 59 anos
    Nacionalidade: Australiana A 36ª bilionária mais rica do mundo e a 5ª mulher mais rica do mundo, Georgina Rinehart é protagonista de algumas situações polêmicas. No ano passado, defendeu, em um artigo, que para restaurar a competitividade australiana seria necessário reduzir o salário mínimo semanal.
  • 18. 17. Beyonce Knowles

    18 /21(REUTERS/Jeff Haynes)

    Quem é: Atriz, empreendedora e musicista
    Idade: 31 anos
    Nacionalidade: americana  Os números mostram porque Beyonce é, hoje, a diva por excelência do mundo da música. Os 15 minutos do show dela no intervalo do Super Bowl 2013 atraiu 104 milhões de telespectadores ao redor do globo. Além disso, ela fechou um contrato de 50 milhões de dólares com a Pepsi e lançou um documentário autobiográfico na HBO. Além é claro de sair em uma turnê mundial de 55 dias.
  • 19. 18. Maria das Graças Silva Foster

    19 /21(Marcelo Correa/EXAME.com)

    Quem é: CEO da Petrobras
    Idade: 59 anos
    Nacionalidade: brasileira Formada pela UFF e FGV, Graça Foster subiu uma posição com relação ao ano passado. “Em 2012, a Petrobras produziu cerca de 2 milhões de barris de óleo diariamente e espera níveis similares este ano”. No primeiro trimestre de 2013, a companhia teve lucro de 7,69 bilhões de reais, uma redução de 16,5% em relação ao mesmo período de 2012.
  • 20. 19. Jill Abramson

    20 /21(Getty Images)

    Quem é: Editora-executiva do New York Times
    Idade: 59 anos
    Nacionalidade: americana Formada pela Universidade de Harvard, Jill Abramson foi a primeira mulher a assumir o posto de editora-executiva do jornal em 162 anos de história.
  • 21. 20. Irene Rosenfeld

    21 /21(Germano Lüders/EXAME.com)

    Quem é: CEO da Mondelez International
    Idade: 60 anos
    Nacionalidade: americana Irene Rosenfeld está na Mondelez International (antiga Kraft Foods) desde 2007.Tem um PhD em Marketing e Estatítica, um mestrado em Ciencias da Administração de Negócios e um bacharel em Psicologia da Arte pela Cornell University.
  • Acompanhe tudo sobre:Dilma Rousseffeconomia-brasileiraGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame