Dilma recebe hoje primeiro-ministro da Bulgária
A presidente eleita estará acompanhada do atual ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do futuro ministro, o embaixador Antonio de Aguiar Patriota
Da Redação
Publicado em 30 de dezembro de 2010 às 10h52.
Brasília - A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), receberá hoje, às 17 horas, no Palácio Itamaraty, o primeiro-ministro da Bulgária, Boyco Borissov.
Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, Dilma estará acompanhada do atual ministro, Celso Amorim, e do futuro ministro, o embaixador Antonio de Aguiar Patriota. No encontro, Borissov levará a Dilma uma mensagem de congratulações do presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy.
"A visita tem especial significado em virtude da ascendência búlgara da presidenta eleita", destaca a nota do Itamaraty. Seu pai, Petar Roussev, nasceu no país. No final dos anos 20, ele abandonou sua família e deixou a Bulgária. Inicialmente migrou para a França, depois para a Argentina e, por fim, se instalou no Brasil com o nome de Pedro Rousseff.
Após a vitória da petista nas eleições de outubro, o presidente búlgaro, Georgi Parvanov, convidou Dilma a visitar o país. Na época, ele afirmou em nota que "a vitória de Dilma Rousseff encheu de orgulho o povo búlgaro".