Brasil

Dilma nomeia novo presidente da Codevasf

Guilherme Gonçalves de Almeida irá assumir o cargo que antes era ocupado por Clementino de Souza Coelho, irmão do ministro da Integração Nacional

Ministro Fernando Bezerra Coelho esperou 50 dias para a nomeação de seu indicado, período que seu exerceu o cargo provisoriamente (Antônio Cruz/ABr)

Ministro Fernando Bezerra Coelho esperou 50 dias para a nomeação de seu indicado, período que seu exerceu o cargo provisoriamente (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 18h27.

Brasília – A nomeação do novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Gonçalves de Almeida, foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União. O decreto de nomeação é assinado pela presidenta Dilma Rousseff. A indicação de Almeida foi anunciada no dia 6 pela Casa Civil em nota oficial.

De acordo com a nota, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, encaminhou o pedido de nomeação de Almeida há 50 dias. O documento informa ainda que o irmão do ministro, Clementino de Souza Coelho, exercia o cargo provisoriamente por ser o integrante mais antigo da Codevasf.

O irmão do ministro assumiu a presidência da Codevasf 21 dias após a posse de Bezerra no Ministério da Integração Nacional - em 24 de janeiro de 2011. Na ocasião, Orlando Cézar da Costa Castro foi exonerado. Segundo o estatuto da empresa, o diretor mais antigo é que deve assumir o cargo interinamente. Como Clementino se enquadrava nessa exigência, permaneceu na função.

A interinidade de Clementino Coelho gerou polêmica e acusações contra o ministro, que negou nepotismo. No Ministério da Integração Nacional, a informação é que o irmão do ministro ocupou o cargo “de acordo com o estatuto da empresa”.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Pode votar de bermuda? Veja as regras de vestimenta para eleição de 2024

Mabel tem 27,2% dos votos válidos; Fred, 26,4%, e Adriana, 22,4%, em Goiânia, diz pesquisa Futura

Eleições 2024: 15 das 26 capitais caminham para ter segundo turno; veja quais são

Confira as agendas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo neste sábado