Brasil

Dilma indicará Janot e clima é favorável à aprovação

A presidente encaminhará ao Senado a indicação de Rodrigo Janot para mais um mandato à frente da Procuradoria-Geral da República, segundo senador


	Rodrigo Janot: Senado deve aprovar a recondução de Janot para novo mandato na PGR, segundo o senador Romero Jucá
 (Fellipe Sampaio/SCO/STF/Fotos Públicas)

Rodrigo Janot: Senado deve aprovar a recondução de Janot para novo mandato na PGR, segundo o senador Romero Jucá (Fellipe Sampaio/SCO/STF/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 17h50.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff encaminhará na próxima segunda-feira, dia 10, ao Senado a indicação de Rodrigo Janot para mais um mandato à frente da Procuradoria-Geral da República, disse nesta sexta-feira à Reuters o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Segundo Jucá, que disse ter falado com Dilma nesta sexta sobre o assunto, o Senado deve aprovar a recondução de Janot para novo mandato de dois anos como procurador-geral da República.

"Falei hoje com a presidente Dilma e ela vai indicar na segunda-feira o nome de Janot e nós vamos aprovar", disse Jucá.

Além de Jucá, outros senadores, da base do governo e da oposição, afirmaram que o clima na Casa é favorável à aprovação da recondução de Janot à PGR.

"O clima no Senado, como instituição, é favorável à indicação de Janot", disse o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

Um terceiro senador, da base do governo e falando sob condição de anonimato, também disse que o nome de Janot deve passar no Senado.

"A presidente sempre tem adotado essa postura (de indicar o primeiro da lista tríplice dos procuradores). O clima é favorável. Ele vai ser aprovado", disse esse terceiro senador.

Janot encabeça a lista tríplice entregue pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) à presidente Dilma na quinta-feira.

Atual titular da Procuradoria-Geral da República (PGR), Janot tem comandado as investigações de políticos envolvidos na operação Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estão entre os políticos que são alvos de inquéritos relacionados à Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para ser reconduzido ao cargo, Janot precisa ser sabatinado e aprovado na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), além de passar por uma votação no plenário do Senado.

Texto atualizado às 17h50
Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRodrigo JanotSenado

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame