Brasil

Dilma inaugura domingo primeiro trecho do BRT Transcarioca

Quando estiver liberado, corredor expresso ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão, na zona norte


	BRT: 1º trecho ligará o bairro do Tanque, em Jacarepaguá, ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca
 (Divulgação/Facebook)

BRT: 1º trecho ligará o bairro do Tanque, em Jacarepaguá, ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2014 às 15h04.

Rio de Janeiro - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou hoje (29) que o corredor expresso do BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca será aberto gradativamente, porém, sem prazo para ser completamente liberado.

O primeiro trecho, ligando o bairro do Tanque, em Jacarepaguá, ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, será inaugurado no domingo (1º) pela presidente Dilma Rousseff.

Quando estiver liberado, o corredor expresso ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim/Galeão, na zona norte.

O anúncio ocorreu durante a apresentação do plano de implementação do BRT, na sede da prefeitura, na Cidade Nova, no centro.

"[Com a inauguração] saem 500 ônibus da rua. Você tira metade dos ônibus que circulavam nessa região, o que é fantástico, mas são mudanças culturais que não se fazem uma atrás da outra. Tem que ter o trabalho de comunicação. Eu acho que não se pode tirar uma linha de ônibus sem ter uma panfletagem nessa mesma linha durante 15 dias. Eu não quero dar prazo final. Acho que é uma questão de meses”, informou.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, na próxima segunda-feira (2) será implantado o primeiro trajeto do BRT Transcarioca, que fará a linha paradora (em que há paradas em todos os pontos da via) Tanque–Alvorada.

São previstas paradas em 19 estações, com funcionamento das 10h às 15h.

Na quarta-feira (4), começará a operar o serviço Galeão – Alvorada, que fará parada em quatro estações e funcionará entre as 5h e as 23h. Os demais trechos da Transcarioca serão liberados em etapas.

“Para a Copa do Mundo é a primeira etapa. Na primeira etapa são duas linhas. Uma linha do Galeão atenderá especificamente ao público da Copa, passando por Vicente de Carvalho e chegando até o terminal Alvorada. Passando por Vicente de Carvalho, repito, para fazer a integração com o metrô que leva até o Maracanã e até a zona sul da cidade. Talvez, também, a linha expressa Tanque – Alvorada. Mas essa vai depender do andamento da implantação”, explicou.

A Transcarioca será o segundo corredor exclusivo de ônibus do Rio (o primeiro foi o Transoeste) e vai transportar cerca de 320 mil passageiros por dia. A previsão é que o tempo gasto durante a viagem diminua 60%, em média.

O corredor expresso de ônibus custou R$ 1,9 bilhão e será o primeiro de alta capacidade no sentido transversal da cidade.

Acompanhe tudo sobre:BRTcidades-brasileirasDilma RousseffMetrópoles globaismobilidade-urbanaÔnibusPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRio de JaneiroTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Censo 2022: Rocinha volta a ser considerada a maior favela do Brasil

Censo 2022: favelas de São Paulo ganharam quase um milhão de moradores nos últimos 12 anos

Pretos e pardos representam 72,9% dos moradores de favelas, indica Censo

Censo 2022: veja o ranking das 20 favelas mais populosas do Brasil