Brasil

Dilma homenageia primeira-dama venezuelana em portunhol

Segundo Dilma, ela cumprimentava Cilia Flores e pedia que estendesse a todas as mulheres da Venezuela a sua saudação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 21h52.

Brasília – Em pouco mais de duas horas de reunião no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, protagonizaram momentos de emoção e também de descontração.

Após uma declaração conjunta à imprensa, Maduro surpreendeu Dilma ao presenteá-la com uma foto do presidente Hugo Chávez, morto em março, colocada em moldura de aproximadamente um metro quadrado.

Antes de encerrar a declaração conjunta, Dilma resolveu homenagear a primeira-dama venezuelana, Cilia Flores, apontada como uma das principais aliadas do governo Chávez, com palavras em espanhol. Consciente que mistura português e espanhol, a presidenta brincou com o fato, pois elogiou a venezuelana em portunhol que ela mesma disse ter sido “alvo de muitas críticas”.

Segundo Dilma, ela cumprimentava Cilia Flores e pedia que estendesse a todas as mulheres da Venezuela a sua saudação. Maduro retribuiu lembrando que mudaram as relações e a percepção dos venezuelanos em relação ao Brasil e aos brasileiros. Segundo ele, foi firmada uma relação de irmãos entre os dois países.

“O Brasil para nós era futebol, samba e caipirinha. Estávamos de costas para o Brasil. Nós não nos olhávamos, começou com uma certa desconfiança, nós escutávamos: 'cuidado com o Brasil'”, ressaltou Maduro, que se reuniu no Planalto, inicialmente, apenas com Dilma, e depois com os ministros brasileiros e venezuelanos.

Em seguida, o presidente venezuelano, que falou por 14 minutos, reiterou que o objetivo comum entre as nações sul-americanas é a unidade. “Nós tivemos conversas de irmandade. Nós somos irmãos de uma causa e vamos continuar a trabalhar por isso”, disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Brasil

Regulamentação da IA deve ser votada pelo Senado antes do recesso, diz Pacheco

Após decisão do STF, Lira cria comissão para analisar PEC das drogas na Câmara

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais na Exame