Brasil

Dilma está satisfeita com a Rio+20, diz Carvalho

"A presidenta está muito satisfeita, orgulhosa de termos realizado a Rio+20", disse o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho

Presidente Dilma Rousseff durante Rio+20: "É importante entender que é uma vitória ter um documento" (Roberto Stuckert Filho/PR)

Presidente Dilma Rousseff durante Rio+20: "É importante entender que é uma vitória ter um documento" (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2012 às 17h45.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff está "muito satisfeita" e "orgulhosa" com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, disse nesta sexta o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Dilma se reuniu pela manhã com Carvalho e os ministros Antonio Patriota (Itamaraty), Celso Amorim (Defesa), Helena Chagas (Comunicação Social), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e com o assessor especial Marco Aurélio Garcia para fazer um balanço da conferência.

"A presidenta está muito satisfeita, orgulhosa de termos realizado a Rio+20, que foi considerada pela própria ONU o maior evento até hoje em termos de convenções, grandes encontros e o maior evento com participação da sociedade civil", afirmou Carvalho a jornalistas. De acordo com o ministro, a presidente destacou na reunião o papel do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e a atuação das Forças Armadas.

"É importante entender que é uma vitória ter um documento. É importante que todos saibam que um documento da ONU é de costura muito difícil, basta um país dos 192 presentes se negar a assinar, não haveria o documento, há que se valorizar muito esse trabalho da nossa diplomacia", comentou Carvalho, observando que a conferência não poderia ser resumida ao documento final, que foi criticado por ambientalistas.

"A Rio+20 vai ter de ser julgada pelo conjunto da energia, das mobilizações, dos debates que ela encerrou. Seria muito pobre reduzir a Rio+20 apenas àquilo que é o documento final, que a meu juízo, já avança, mas o número de debates, manifestações, propostas, acordos, inclusive contratos econômicos, é para o Brasil sem dúvida uma enorme vitória que aos poucos vai ser reconhecida", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGovernoRio+20

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias