Brasil

Dilma diz que França e Brasil mantém cooperação única

Entre as áreas citadas por Dilma nessa cooperação, estão a da indústria de defesa e de bens de alta-tecnologia


	Presidente Dilma Rousseff: Dilma ainda comemorou "avanços" na colaboração dos dois países na área de computação de alto-desempenho
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Presidente Dilma Rousseff: Dilma ainda comemorou "avanços" na colaboração dos dois países na área de computação de alto-desempenho (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 14h41.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, 12, que França e Brasil mantêm uma cooperação única pelo conteúdo, abrangência e profundidade.

Entre as áreas citadas por Dilma nessa cooperação, estão a da indústria de defesa e de bens de alta-tecnologia.

No pronunciamento, após reunião de trabalho com o presidente francês, François Hollande, ela comentou a parceria Brasil-França e disse estar satisfeita com o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha.

De acordo com Dilma, são construídos quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear. "O Prosub garante a transferência de tecnologia e a nacionalização de processo produtivo", disse.

A presidente também comentou a cooperação bilateral dos dois países na construção de helicópteros e no programa de "fortalecimento de um satélite geoestacionário de defesa e de comunicação".

Dilma ainda comemorou "avanços" na colaboração dos dois países na área de computação de alto-desempenho. "Há um plano de trabalho que prevê a aquisição de um supercomputador e instalação de dois", afirmou.

"Prevê a transferência de tecnologia para fabricação dos sistemas de computação em alto-desempenho em parceria com fabricante nacional", disse. Hollande realiza uma visita de Estado de dois dias ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffDiplomaciaEuropaFrançaPaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Aeroporto de Porto Alegre retoma voos após recuperação das enchentes; veja datas

Maioria dos brasileiros é contra decisão do STF que descriminalizou porte de maconha

Tramonte tem 26%, Engler, 14%, e Salabert, 12%, em BH, aponta Real Time Big Data

Brasileira ganha prêmio por projeto que propõe substituir animais em teste de cosmético

Mais na Exame