KALIL E LEITE EM DEBATE EM BH: esta sexta-feira terá encontros decisivos em 18 capitais / Victor Schwaner/Divulgação
Da Redação
Publicado em 28 de outubro de 2016 às 05h57.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h43.
Às 22h20 de hoje, candidatos de várias capitais do país entram nos estúdios da Globo para o último debate do segundo turno das eleições municipais. E o clima está quente em muitas delas. Na maior cidade que terá pleito, o Rio de Janeiro, até a Igreja católica entrou na disputa. As últimas duas semanas foram de troca de acusações entre os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL). Crivella foi bombardeado com histórias negativas de seu passado e também criticou as Organizações Globo por, na visão dele, tentar favorecer seu adversário.
Para evitar exposição, passou quatro dias da última semana de campanha em Brasília e fugiu de todas as entrevistas. Nada disso foi o suficiente para mudar o panorama das pesquisas eleitorais. Na que foi divulgada ontem à noite pelo Ibope/TV Globo, Crivella aparece com 46 pontos, enquanto Freixo tem 29. A presença de Crivella no debate de hoje à noite ainda não está confirmada. Perguntado sobre o assunto, o pastor respondeu que “só Jesus sabe” se ele irá.
Das 18 capitais onde acontece segundo turno no domingo, a disputa está apertada em pelo menos cinco: Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Campo Grande e Aracajú – todas elas em empate técnico de acordo com a última pesquisa divulgada. Em Curitiba, Ney Leprevost (PSD) virou o jogo e aparece na frente de Rafael Greca (PMN), que venceu o primeiro turno.
Belo Horizonte também promete emoções. Alexandre Kalil (PHS) tem 39% das intenções de voto, contra 36% de João Leite (PSDB). Em Belém, o psolista Edmilson aparece pouco atrás de Zenaldo Coutinho, do PSDB. Outras capitais importantes, como Recife, Porto Alegre e Fortaleza parecem estar decididas, já que as pesquisas apontam uma vantagem ampla de um dos candidatos. Isso se nada mudar no debate de hoje à noite.