Brasil

DER-RJ deve liberar estradas da região serrana até sábado

Se as condições climátivas continuarem adversas, porém, prazo deve ser estendido

Enchentes na região serrana do RJ: pelo menos 5 trechos de estradas estão interditados (Vladimir Platonow/ABr)

Enchentes na região serrana do RJ: pelo menos 5 trechos de estradas estão interditados (Vladimir Platonow/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2011 às 13h09.

Rio de Janeiro - O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) deve desobstruir até o próximo sábado (15) as estradas estaduais afetadas pelas chuvas na região serrana. A previsão só não deve ser cumprida se as condições climáticas atrapalharem os trabalhos.

Para desbloquear as pistas, o órgão aumentou para 90 o número de operários na região e disponibilizou máquinas como retroescavadeiras, pás mecânicas e caminhões. Os equipamentos também estão à disposição dos municípios, ajudando na limpeza e na recuperação de pistas.

Pelo menos cinco trechos de estradas estaduais em municípios serranos estão interditados em função de transbordamento de rios ou risco de rolamento de pedras. Na RJ-134, entre Petrópolis e Teresópolis, caíram mais de dez barreiras.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do Ministério dos Transportes, informa que está ajudando o governo estadual na desobstrução das estradas, principalmente nos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto.

Para os três municípios, onde há ruas e bairros isolados por causa de deslizamentos de terra, o órgão cedeu caminhões basculantes, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras. Na BR-495, entre Itaipava e Teresópolis, cinco retroescavadeiras de grande porte, além de caminhões, trabalham para remover 12 pontos de queda de barreiras. O trabalho deve terminar hoje (13).
A situação das estradas federais na região também continua complicada. A concessionária CRT, que administra a BR-116, informa que o trecho entre Teresópolis e Além Paraíba ainda está bloqueado por causa de deslizamentos de terra e alagamentos.

Os policiais rodoviários federais que ficaram isolados em função dos desabamentos na rodovia, ontem (12), foram resgatados, mas a PRF pede que os motoristas evitem pegar essa estrada. "A PRF orienta os motoristas que precisarem realmente pegar estrada a planejar sua viagem consultando as condições de tráfego pelo número 191", sugeriu a inspetora Rosângela Gomes.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesMetrópoles globaisRio de JaneiroSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado