Brasil

Deputados entram com recurso para barrar CPI da Funai

A CPI é parte da estratégia de ruralistas para fazer índios e governistas cederem na aprovação da PEC


	Plenário da Câmara dos Deputados: a deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou nesta quinta-feira, 5, um recurso para barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Plenário da Câmara dos Deputados: a deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou nesta quinta-feira, 5, um recurso para barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2015 às 15h04.

Brasília - Depois de ser derrotado na disputa em torno da PEC 215, que dá poder ao Congresso para demarcar terras indígenas, o governo tenta se recuperar.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou nesta quinta-feira, 5, um recurso para barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A CPI é parte da estratégia de ruralistas para fazer índios e governistas cederem na aprovação da PEC.

O recurso da parlamentar foi assinado por 14 deputados de seis partidos e encaminhado à presidência da Câmara.

Os parlamentares contrários à CPI argumentam que o pedido de CPI não cumpre um requisito determinante: apresentar fato determinado devidamente caracterizado. Para eles, não há qualquer denúncia concreta que justifique a investigação.

"Dessa forma, a CPI se constituirá em meio para se retaliar e perseguir a Funai e o Incra, que tão somente cumprem suas missões constitucionais", defenderam os parlamentares no documento.

Eles pedem à presidência da Câmara que o recurso seja encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) e pede a suspensão da comissão depois de ouvido o plenário.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCâmara dos DeputadosIndígenasCongresso

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo