LULA DELETADO: Marcelo Crivella terá que explicar ao TSE alteração em imagem / Reprodução
Da Redação
Publicado em 30 de setembro de 2016 às 18h33.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h22.
Palocci: de preso temporário a preventivo
O juiz Sergio Moro acatou, nesta sexta-feira, o pedido da Polícia Federal de converter a prisão do ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci de temporária para preventiva. Agora, não há prazo para soltura. Palocci foi preso na última segunda-feira, na 35ª fase da Operação Lava-Jato. Para manter o ex-ministro preso, o delegado Filipe Pace alegou que há indícios de que todos os pagamentos da Odebrecht atribuídos a Palocci tenham sido de fato efetuados.
—
Dilma pede anulação de impeachment
A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff entrou com um novo pedido, junto ao STF, de anulação do processo de impeachment, exigindo que ela retorne imediatamente ao cargo. A peça de 481 páginas foi protocolada na noite da última quinta-feira e argumenta que houve ausência de embasamento jurídico para a cassação do cargo. O advogado José Eduardo Cardozo voltou a afirmar que não existiu crime de responsabilidade e que o então vice-presidente Michel Temer foi o principal articulador da condenação na Câmara dos Deputados e no Senado.
—
EUA na base de Alcântara
Nesta sexta-feira, o governo brasileiro autorizou os Estados Unidos a utilizarem as instalações da base de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites. O convite foi feito no Itamaraty, durante o encontro “Diálogo da Indústria de Defesa Brasil e Estados Unidos”, e altera a posição brasileira num tema delicado da relação entre os dois países. A posição de Alcântara é privilegiada pela proximidade com a linha do Equador. O tema havia sido discutido em 2002, na gestão de Fernando Henrique Cardoso, mas não avançou por pressão da bancada petista que deixou o projeto engavetado quando assumiu o governo.
—
Crivella deleta Lula de foto
O Tribunal Regional Eleitoral deve exigir que o candidato Marcelo Crivella, que disputa a prefeitura do Rio, explique a imagem manipulada utilizada em inserção de TV na quinta-feira. Para atacar o candidato Pedro Paulo (PMDB), que aparece na foto com os ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, envolvidos em escândalos de corrupção, a campanha de Crivella deletou da foto o ex-presidente Lula. A foto foi feita em fevereiro do ano passado, quando PT e PMDB ainda eram aliados.
—
Exército em Itumbiara
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, nesta sexta, que o Exército acompanhe as eleições na cidade de Itumbiara, em Goiás. Na última quarta-feira 28, o candidato José Gomes da Rocha (PTB) foi morto em ato de campanha, e o vice-governador do estado, José Eliton, foi baleado. O governador Marconi Perillo (PSDB) havia se manifestado contra a presença das Forças Armadas, alegando que o reforço na segurança era desnecessário.
—
São Paulo cobra dívidas
O governo do estado de São Paulo montou uma força-tarefa para cobrar os mais de cem devedores, em meio a redução de arrecadação real de 8% até agosto deste ano. O objetivo é recuperar 51 bilhões de reais. A ação é coordenada pela Procuradoria-Geral e tem apoio da Polícia Civil, do Ministério Público e da Fazenda. Segundo o governador Geraldo Alckmin, a queda de receita pode chegar a 1 bilhão de reais só em setembro.