Brasil

Defesa Civil confirma tremores de terra no litoral e interior de SP

Moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e em cidades do Vale do Ribeira, sentiram tremores no início da manhã

Litoral de SP: Pessoas também receberam alerta para abalo sísmico para terremoto no celular (EDILSON ALMEIDA / PREFEITURA PERUÍBE/Flickr)

Litoral de SP: Pessoas também receberam alerta para abalo sísmico para terremoto no celular (EDILSON ALMEIDA / PREFEITURA PERUÍBE/Flickr)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de junho de 2023 às 09h43.

Última atualização em 16 de junho de 2023 às 11h41.

A Defesa Civil de São Paulo confirmou nesta sexta-feira, 16, que dois abalos sísmicos, terremotos de baixa intensidade, ocorreram na região de Miracatu, no interior do estado, por volta das 8h22.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, o abalo foi de 4.0° na escala Hitcher e seu epicentro foi no município de Iguape. Este abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100km do seu epicentro. Abalos entre 3,5° a 5,4° são sentidos, no entanto, não costumam gerar danos estruturais.

Segundo o portal g1 e a rádio Band News FM, moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e em cidades do Vale do Ribeira relataram tremores no início da manhã. Até o momento, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.

Em nota, a Defesa Civil orienta que a população ligue para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193 ou Defesa Civil, pelo número 199, caso haja vítima ou observe algum dano estrutural no imóvel.

Tremores em meio ao ciclone extratropical

O estado de São Paulo está em alerta, principalmente para o litoral, pela chegada de um ciclone extratropical.  São esperadas chuvas acumuladas entre 120 e 170 milímetros. Na Grande São Paulo, a chuva terá um acumulado de até 90 milímetros.

Acompanhe tudo sobre:Terremotos

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista