Datafolha: Temer até tenta melhorar reputação, mas é reprovado por 70%
Nem Silvio Santos salva avaliação de Temer: apenas 6% dos entrevistados consideram governo como ótimo ou bom
Talita Abrantes
Publicado em 17 de abril de 2018 às 12h33.
Última atualização em 17 de abril de 2018 às 19h27.
São Paulo - Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (17) mostra que as investidas do presidente Michel Temer (MDB) nos últimos meses para melhorar sua reputação ainda não surtiram efeito: 70% dos brasileiros continuam considerando a gestão do emedebista como ruim ou péssima — mesmo patamar registrado no fim de janeiro.
Apenas 6% dos entrevistados consideram o governo Temer como ótimo ou bom e 23%, como regular — dados que também permaneceram estáveis.
Logo, nem a peregrinação do presidente por programas populares, como o do apresentador Silvio Santos, e o foco em segurança pública, com a intervenção federal do Rio de Janeiro, foram suficientes para aplacar a péssima avaliação de seu governo.
Em abril do ano passado, antes dos escândalos envolvendo os áudios dos executivos da JBS, o presidente já acumulava 61% de reprovação - apenas 9% aprovavam seu governo. Em setembro, depois que a Câmara barrou a denúncia contra Temer, as avaliaçãos negativas ao governo atingiram seu ápice: 73%.
Apesar do prognóstico negativo, Temer aventa a possibilidade de tentar a reeleição. A mesma pesquisa mostra que ele tem apenas 2% das intenções de voto.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 11 e 13 de abril de 2018, com 4.194 entrevistados em 227 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.