Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Datafolha: Paes mantém liderança na disputa para a prefeitura do Rio

Em um eventual segundo turno, o ex-prefeito venceria todos os candidatos, incluindo o atual prefeito, Marcelo Crivella

Modo escuro

Ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (Henry Romero/Reuters)

Ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (Henry Romero/Reuters)

G
Gilson Garrett Jr

Publicado em 11 de novembro de 2020, 19h44.

Última atualização em 11 de novembro de 2020, 19h57.

O Datafolha divulgou nesta quarta-feira, 11, uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura do Rio de Janeiro. Na sondagem, encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, Eduardo Paes (DEM) continua na liderança, com 34%. Logo depois aparecem o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), com 14%, e Martha Rocha (PDT), com 11%.

A pesquisa foi feita com 1.148 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 10 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à última pesquisa, divulgada no dia 5 de novembro, os três candidatos com mais intenções de voto oscilaram dentro da margem de erro. Paes estava com 31%, Crivella com 15%, e Martha tinha 11%.

O Datafolha ainda simulou o um possível segundo turno. Paes venceria todos os oponentes. Contra Crivella, o ex-prefeito teria 58% dos votos e o candidato à reeleição, 22%. Em uma disputa com Martha Rocha, a deputada estadual teria 35%, e Paes, 46%.

Belo Horizonte

Tudo indica que o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), será reeleito no primeiro turno. Na pesquisa feita pelo Datafolha, ele aparece com 63% das intenções de voto. O segundo colocado é João Vitor Xavier (Cidadania), com 8%, seguido de Áurea Carolina (Psol), com 6%.

Na capital mineira, o Datafolha ouviu 1.036 eleitores entre os dias 9 e 10 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral: MG-06358/2020.

Justiça proíbe divulgação de pesquisa em SP

O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª zona eleitoral de São Paulo, negou recurso ao Datafolha e manteve a proibição à divulgação de uma pesquisa de intenção de voto na corrida eleitoral pela prefeitura da capital paulista. Vargas atendeu a um pedido da coligação de Celso Russomanno (Republicanos).

No despacho, assinado nesta quarta-feira, 11, o magistrado afirma que, ao registrar o levantamento, o instituto de pesquisa deixou de apresentar informações exigidas pela legislação eleitoral sobre o nível econômico e escolaridade dos entrevistados.

No recurso, o Datafolha afirmou que a exigência legal para o estabelecimento da amostragem da pesquisa eleitoral é a seleção de entrevistados com base em gênero, idade e localização geográfica.

“Outros dados, como nível econômico e escolaridade, são resultados da pesquisa e não critérios orientadores para segmentação dos eleitores entrevistados”, explicou o instituto na apelação. Argumentou ainda que usa os mesmos critérios estatísticos que outros institutos de pesquisa para definir o nível econômico dos entrevistados.

(Com Estadão Conteúdo)

Últimas Notícias

ver mais
CPMI do 8 de Janeiro já tem 396 requerimentos de governistas e oposição
Brasil

CPMI do 8 de Janeiro já tem 396 requerimentos de governistas e oposição

Há 3 horas
STF conclui julgamento e permite demissão sem necessidade de justa causa
Brasil

STF conclui julgamento e permite demissão sem necessidade de justa causa

Há 6 horas
Agenda ambiental de Lula deve avançar apesar dos contratempos, diz Eurasia
Brasil

Agenda ambiental de Lula deve avançar apesar dos contratempos, diz Eurasia

Há 9 horas
Paulo Freire: Justiça veta mudança de nome em futura estação do metrô de São Paulo
Brasil

Paulo Freire: Justiça veta mudança de nome em futura estação do metrô de São Paulo

Há 10 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais