Datafolha mostra que 11% dos eleitores admitem optar pelo 'voto útil' no 1º turno
Um em cada cinco eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (PMDB) deve optar pelo voto útil nas eleições presidenciais
Estadão Conteúdo
Publicado em 24 de setembro de 2022 às 11h32.
Pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que 11% dos eleitores admitem optar pelo voto útil no primeiro turno da corrida presidencial, sendo um em cada cinco no caso dos eleitores de Ciro Gomes (PDT)e Simone Tebet (PMDB).
Entre os de Ciro Gomes, são 21% e entre os de Simone Tebet, 22%. Os números foram publicados neste sábado, 24, pelo jornal Folha de S.Paulo.
Líder nas intenções de voto, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva , tem 47% da preferência entre os votos totais, ante 33% do candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro .
A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou menos. Entre os votos válidos, Lula tem 50%, com chances de vitória já no primeiro turno, que será realizado em 2 de outubro.
Contratada pela Folha e pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, junto a 6.754 eleitores em 343 cidades do País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04108/2022.