Brasil

Marina desbanca Lula e lidera cenários para 2018, diz Datafolha

Segundo a pesquisa, Michel Temer é o candidato mais rejeitado para o primeiro turno das eleições de 2018

 (José Cruz/ABr)

(José Cruz/ABr)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 08h18.

Última atualização em 12 de dezembro de 2016 às 11h57.

São Paulo –  A ex-senadora Marina Silva (REDE) lidera a corrida presidencial de 2018 em todos os cenários de segundo turno.

É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, publicada nesta segunda-feira (12) pelo jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o levantamento, que ouviu 2.828 brasileiros nos dias 7 e 8 de dezembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na liderança em todas as simulações de primeiro turno. Contudo, o petista perderia a disputa para Marina em um eventual segundo turno por uma diferença de nove pontos. A ex-senadora teria 43% das intenções de voto, contra 34% de Lula.

Quando à intenção de voto em um segundo turno contra os tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, a vantagem de Marina é de pelo menos vinte pontos percentuais. Contra Aécio, o placar ficaria 47% a 25%; contra Alckmin, 48% a 25%; e contra Serra, 47% a 27%.

Em contrapartida, o desempenho do ex-presidente Lula contra os adversários do PSDB não é expressivo. Nas disputas contra Alckmin, Serra e Aécio, a vantagem de Lula não chega a cinco pontos percentuais e configura empate técnico nas três situações.

Nos cenários de primeiro turno, um com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e outro com o senador José Serra, Marina obteria, com folga, uma vaga para o segundo turno, ao lado de Lula.

Já com Aécio Neves (PSDB), Marina aparece com 15% das intenções de voto contra 11% do tucano, o que configura empate técnico.

REJEIÇÃO

A pesquisa Datafolha também revelou que se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje, o presidente Michel Temer (PMDB) seria o candidato mais rejeitado para o primeiro turno. Segundo o Instituto, 45% dos eleitores brasileiros não votariam no peemedebista em nenhum cenário.

Em segundo lugar no ranking de rejeição está o ex-presidente Lula, que aparece com 44% e configura empate técnico. O terceiro lugar é ocupado por Aécio Neves, que soma 30%.

A rejeição de Marina Silva é de 15%.

-

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaEleiçõesEleições 2018Governo TemerLuiz Inácio Lula da SilvaMarina Silva

Mais de Brasil

Inovação da indústria demanda 'transformação cultural' para atrair talentos, diz Jorge Cerezo

Reforma tributária não resolve problema fiscal, afirma presidente da Refina Brasil

Plano golpista no Planalto previa armas de guerra