Brasil

Curso de Arquitetura em SP é o mais concorrido do Sisu

Cada vaga do curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo foi disputada por 312,55 candidatos


	Sala de aula: neste ano, relação candidato vaga em todos os cursos de ampla concorrência foi de 27,19
 (Wikimedia Commons)

Sala de aula: neste ano, relação candidato vaga em todos os cursos de ampla concorrência foi de 27,19 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 13h42.

Brasília - Arquitetura e Urbanismo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, foi o curso mais concorrido entre as instituições superiores que ofertaram 100% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano.

Cada vaga foi disputada por 312,55 candidatos. Em segundo lugar, veio o curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, com 210,35 candidatos por vaga.

Neste ano, relação candidato vaga em todos os cursos de ampla concorrência foi de 27,19. A concorrência enfrentada pelos inscritos pela lei de cotas foi maior: 31,76 candidatos disputavam cada vaga. Entre aqueles que concorreram por meio de vagas ofertadas por ações afirmativas foi de 30,35.

Os resultados da primeira chamada do Sisu foram anunciados nesta segunda-feira, 13, pelo ministro da Educação, Aluizio Mercadante. Os aprovados terão entre os dias 17, 20 e 21 deste mês para fazer a matrícula na instituição escolhida. A segunda lista deverá ser anunciada entre os dias 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro.

De acordo com Mercadante, o Sisu deste ano contou, ao longo da semana passada, com 12,3 milhões de visitas. "Um dos candidatos chegou a alterar 80 vezes sua opção de curso no período", afirmou.

Mercadante comemorou os resultados apresentados. O número de vagas ofertadas teve um aumento de 32% em relação a 2013: ao todo foram 171.401, distribuídas em 115 universidades, em 453 municípios. A quantidade de inscritos apresentou um crescimento semelhante: 31% em relação a 2013.

"Esse é um processo de acesso democratizado, pelo mérito do estudante", disse. "Os reitores que ainda não tomaram essa decisão (de aderir ao Sisu), devem fazer uma reflexão. O sistema favorece abrir as portas das universidades por mérito e favorece aqueles que nunca tiveram chances", completou.

A nota de corte mais alta foi do curso de Engenharia Naval: 869.15, na concorrência ampla. Em seguida, veio o curso de Engenharia Náutica, com 817.15 e de Engenharia Aeroespacial, com 787,6. A nota de corte de Economia foi de 756.95 e Medicina, 788.45.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnsino superiorFaculdades e universidadesVestibulares

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso