Brasil

Cúpula do PT discute atuação contra Temer

Alto escalão do PT vai se reunir para definir estratégia de oposição a Temer após votação do impeachment e pode apoiar plebiscito sobre novas eleições


	Dilma e Lula: cúpula do partido pode passar a apoiar a ideia de plebiscito para convocar novas eleições
 (Reuters)

Dilma e Lula: cúpula do partido pode passar a apoiar a ideia de plebiscito para convocar novas eleições (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2016 às 08h00.

Brasília - A cúpula do PT promoverá uma reunião de sua Executiva, na sexta-feira, 2, em São Paulo, após o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff, para discutir como será feita a oposição ao presidente em exercício Michel Temer, em caso de ele ser efetivado no cargo.

Além disso, nos dias 15 e 16 haverá encontro do Diretório Nacional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará das duas reuniões.

"Se o golpe passar, no dia seguinte estaremos nas ruas, pedindo novas eleições", disse o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Miguel Rossetto.

O comando petista foi contra a proposta de plebiscito, defendida por Dilma, para antecipar as eleições de 2018. Agora, porém, pode mudar de posição na tentativa de encurtar o mandato de Temer, se ele assumir a Presidência.

Desempenho

Em reunião com aliados, Dilma avaliou na terça-feira que não caiu em "pegadinhas" ao responder a perguntas de senadores, na segunda-feira, quando fez sua defesa no Senado. "Você foi muito bem, Dilminha", comentou Lula.

"O problema é que muitos não ouvem mais a defesa, não querem ver as provas. Às vezes, me sinto na Idade Média", disse o advogado José Eduardo Cardozo.

A chamada narrativa do "golpe" foi e será repisada pela presidente afastada porque serve a vários propósitos: de defesa nos tribunais às eleições, passando pelo aceno à esquerda no Brasil e até mesmo no exterior.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffImpeachmentLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame