Brasil

Cunha deve decidir em 30 dias sobre CPI do futebol

O presidente da Câmara deve decidir sobre o pedido de criação de uma CPI para investigar irregularidades no futebol 30 dias


	Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados: pedido é feito após o escândalo que levou à prisão de altos dirigentes da FIFA
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados: pedido é feito após o escândalo que levou à prisão de altos dirigentes da FIFA (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2015 às 17h55.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve decidir em 30 dias sobre o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de irregularidades no futebol, após o escândalo que levou à prisão de altos dirigentes da FIFA, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.

O pedido de criação da CPI na Câmara foi feito pelo deputado João Derly (PCdoB-RS), que também é ex-campeão mundial de judô.

No entanto, existem outros dez pedidos de criação de CPIs na Câmara e só cinco comissões deste tipo podem atuar simultaneamente na Casa, segundo a Agência Câmara.

Se na Câmara a CPI do futebol pode ter de esperar, no Senado o requerimento de criação da comissão feito pelo senador Romário (PSB-RJ), campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, já foi lido em plenário e a CPI aguarda apenas a nomeação dos integrantes pelos líderes partidários para ser instalada.

Romário se reuniu nesta segunda-feira com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e obteve dele o compromisso de cooperar com a CPI.

"Janot está alinhado em pensamento com o que propõe a CPI do Futebol, que é a hora de fazer uma limpeza, de moralizar o esporte. Por isso, ele colocou o órgão à inteira disposição da comissão de inquérito", disse Romário após o encontro, segundo sua assessoria.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCBFEsportesFutebolPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame