Brasil

Cuba critica inabilitação de Lula e reitera solidariedade ao ex-presidente

Ontem, a maioria dos ministros do TSE decidiu, por 6 votos a 1, rejeitar o registro da candidatura de Lula à presidência

Lula: para Cuba, a prisão de Lula tem "propósitos políticos" (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Lula: para Cuba, a prisão de Lula tem "propósitos políticos" (Patricia Monteiro/Bloomberg)

E

EFE

Publicado em 1 de setembro de 2018 às 17h28.

Havana - Cuba criticou neste sábado o veto judicial que barrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência nas eleições de outubro e reforçou o sentimento de solidariedade da ilha com relação à prisão de "fins políticos" do ex-governante.

"O Ministério das Relações Exteriores de Cuba denuncia a desqualificação de Luiz Inácio Lula da Silva que o priva de ser candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para a presidência do Brasil, o que impede o povo brasileiro de votar no mais popular postulante", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Para Cuba, a prisão de Lula tem "propósitos políticos" e "faz parte das manobras para impedir que as forças políticas que empreenderam um processo de transformação social no Brasil retornem ao governo".

"O Ministério das Relações Exteriores reitera a solidariedade de Cuba com o camarada Lula, com o Partido dos Trabalhadores e com o povo brasileiro", conclui a breve nota.

O governo cubano já manifestou apoio a Lula em outras ocasiões.

Ontem, a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por 6 votos a 1, rejeitar o registro da candidatura de Lula à presidência para as eleições de outubro. O ex-presidente está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Acompanhe tudo sobre:CubaEleições 2018Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoTSE

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'