Brasil

Crivella põe Guarda Municipal à disposição das forças federais

Segundo o prefeito, a guarda atacará o "varejo do crime", como o roubo de celulares, a ação de batedores de carteira, o roubo de bolsas e arrastões na praia

Marcelo Crivella: "A Guarda Municipal está à disposição dessa força de segurança" (Tomaz Silva/Agência Brasil/Agência Brasil)

Marcelo Crivella: "A Guarda Municipal está à disposição dessa força de segurança" (Tomaz Silva/Agência Brasil/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 31 de julho de 2017 às 16h10.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, colocou o efetivo da Guarda Municipal à disposição das forças federais de segurança. Ele se reuniu nesta segunda-feira (31) com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e disse que, juntos, estão decididos a reduzir os índices de criminalidade.

"Já caiu, com esta ação de presença, o roubo de cargas. A nossa rodovia do contorno [Arco Metropolitano] está sendo vigiada o tempo todo. Também nas áreas de acesso, portos e aeroportos, a Marinha e Aeronáutica estão conosco. A Guarda Municipal, com seus 8.500 homens, está à disposição dessa força de segurança. Estamos coesos e decididos a diminuir a violência no Rio de Janeiro", afirmou Crivella, após o encontro.

Segundo o prefeito, a guarda vai atacar o varejo do crime, como o roubo de celulares, a ação de batedores de carteira, o roubo de bolsas e o arrastão na praia, deixando os crimes mais pesados para as demais forças de segurança.

Jungmann comentou a queda, nos últimos dias, dos índices de criminalidade.

"Hoje de manhã a polícia nos fez um relato da redução no roubo de cargas, sobretudo na região metropolitana. E tivemos também uma queda, em termos de criminalidade, como roubos e assaltos", disse Jungmann.

Segundo o ministro, a primeira fase da operação no Rio, de reconhecimento do terreno, com a retração das tropas, está encerrada e, em breve, será realizada a segunda fase.

"Outras operações virão, e elas não vão demorar", adiantou.

Acompanhe tudo sobre:Estados brasileirosMarcelo CrivellaRio de JaneiroSegurança pública

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP