Brasil

CPI pede ajuda da Europa para investigar espionagem

Os integrantes da comissão também concordaram com a convocação de dirigentes de várias companhias telefônicas


	Walter Pinheiro: a partir de pedido do senador, intenção é solicitar envio de informações sobre acordo firmado entre Estados Unidos e Inglaterra na década de 1990
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Walter Pinheiro: a partir de pedido do senador, intenção é solicitar envio de informações sobre acordo firmado entre Estados Unidos e Inglaterra na década de 1990 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 16h50.

Brasília - A CPI da Espionagem aprovou nesta terça-feira. 24, requerimento em que pedirá apoio da Comunidade Europeia para investigar atividades de espionagem realizadas pelos Estados Unidos.

A partir de pedido do senador Walter Pinheiro (PT-BA), a intenção é solicitar o envio de informações sobre o acordo firmado entre Estados Unidos e Inglaterra na década de 1990, o que supostamente envolveria a construção de uma base de espionagem internacional em território britânico.

Os integrantes da comissão também concordaram com a convocação de dirigentes de várias companhias telefônicas, como Telefônica, GVT, Oi e TIM, além da Google Brasil, Facebook Brasil e Microsoft.

A comissão foi criada para investigar as denúncias de que a Agência de Segurança Americana (NSA, na sigla em inglês) monitorou ilegalmente dados da presidente Dilma Rousseff e da Petrobras.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricos

Mais de Brasil

Kim Kataguiri abandona candidatura, declara 'voto útil' em Nunes e critica União Brasil

Paes confirma Eduardo Cavaliere como vice em sua chapa no Rio

Dois anos depois, STF declara PEC Eleitoral de Bolsonaro inconstitucional

Governo Tarcísio envia à Alesp projeto que cria Polícia Penal em SP

Mais na Exame