Brasil

CPI do Carf elege presidente e relator

A CPI foi criada no dia 4 de fevereiro para investigar denúncias de fraudes no conselho, ligado ao Ministério da Fazenda


	CPI do Carf: com a eleição concluída hoje, a comissão pode começar a funcionar imediatamente
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

CPI do Carf: com a eleição concluída hoje, a comissão pode começar a funcionar imediatamente (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2016 às 15h30.

Brasília - Por voto secreto, integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovaram por 16 votos a chapa única encabeçada pelo deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que será o presidente do colegiado.

Com a eleição concluída hoje (8), a comissão pode começar a funcionar imediatamente. Fernandes deve apresentar agora uma lista tríplice com os nomes de parlamentares que podem assumir a relatoria das investigações.

A CPI foi criada no dia 4 de fevereiro para investigar denúncias de fraudes no conselho, ligado ao Ministério da Fazenda.

Em 120 dias de trabalho, os parlamentares vão apurar supostos pagamentos de propina para manipular resultados dos julgamentos referentes a casos de sonegação fiscal.

O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), que propôs a criação da comissão e foi indicado relator da CPI pelo presidente do colegiado, lembrou que a Operação Zelotes, deflagrada em março do ano passado pela Polícia Federal, investiga 24 pessoas e que pelo menos 15 escritórios de advocacia e consultoria são suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção.

“Iremos fazer um trabalho em conjunto. Quero me reunir com a Mesa e, na próxima sessão, apresentar o plano de trabalho e discutir de forma democrática para que esta comissão dê resposta à sociedade brasileira. Tivemos a comissão no Senado, que fez o papel dele, e agora faremos o nosso”, disse Bacelar.

Ele informou já ter solicitado os documentos e provas levantados pelos senadores e sugeriu que as reuniões da comissão sejam realizadas às terças e quintas-feiras no período da manhã.

Eleitos na mesma chapa, Hildo Rocha (PMDB-MA) é o primeiro vice-presidente da CPI, Paulo Pimenta (PT-RS), o segundo vice-presidente, e Carlos Sampaio (PSDB-SP), o terceiro.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosJustiçaLeãoMinistério da FazendaPolíticaPolítica no BrasilSonegação fiscal

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame