Brasil

Coutinho: mercado não deve duvidar de corte de R$ 50 bi

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também destacou que a presidente Dilma Rousseff está "comprometida em manter a inflação"

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho: cortes no orçamento vão acontecer (Fábio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho: cortes no orçamento vão acontecer (Fábio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 09h02.

Brasília - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou hoje que "o mercado não deve duvidar de que o governo realizará os cortes de R$ 50 bilhões do Orçamento", anunciados na semana passada.

"Às vezes, nós vemos algumas informações de que o mercado está cético em relação ao cumprimento dos cortes, mas o mercado pode ter certeza que eles ocorrerão, certamente", afirmou, em palestra promovida pelo HSBC Bank Brasil e pelo Consulado Britânico em São Paulo.

Coutinho destacou que a presidente Dilma Rousseff está "comprometida em manter a inflação sob controle e controlar as expectativas com um mix harmonioso de política fiscal e monetária".

Por outro lado, ele afirmou que a administração federal manterá os investimentos públicos e disse esperar que a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) avance 10% em 2011.

Coutinho disse que a FBCF avançou perto de 21% em 2010, mas ressaltou que isso ocorreu por causa da comparação com uma base muito baixa registrada em 2009, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do País caiu 0,6% em função da crise internacional.

Acompanhe tudo sobre:BNDESEconomistasInflaçãoLuciano CoutinhoOrçamento federal

Mais de Brasil

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora

IFI: governo precisa de superávits primários de 2,4% para estabilizar dívida pública