Brasil

Conselho do MP abre novo processo disciplinar contra Deltan Dallagnol

Caso envolve manifestação do procurador contra candidatura de Renan Calheiros à presidência do Senado

Deltan Dallagnol: procurador poderá se defender e, ao final do processo, será julgado pelo MP (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Deltan Dallagnol: procurador poderá se defender e, ao final do processo, será julgado pelo MP (Rovena Rosa/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 15h05.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por maioria de votos, decidiu nesta terça-feira abrir mais um processo administrativo disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba.

A reclamação foi apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que apontou irregularidades em manifestações feitas por Deltan nas redes sociais contra a candidatura de Renan à Presidência do Senado, à qual ele foi derrotado.

Com a abertura do processo administrativo, o procurador terá a oportunidade de se defender e, ao fim do procedimento, será submetido a julgamento, que pode resultar em sanções administrativas.

Na mesma sessão, foi negada uma reclamação da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) contra o procurador Deltan Dallagnol. Ela o acusava de ter cometido falta funcional por compartilhar uma reportagem que citava pagamentos de caixa dois à senadora --com base na delação da Odebrecht, a acusação acabou sendo arquivada por falta de provas.

No mês passado, o CNMP aplicou uma "advertência" a Deltan em um processo disciplinar no qual ele é acusado de cometer irregularidade funcional por ter feito críticas a integrantes do STF em uma entrevista a uma rádio. Os conselheiros entenderam que ele excedeu as funções de procurador e aplicaram a penalidade, que não tem nenhum efeito prático.

Acompanhe tudo sobre:Renan CalheirosMinistério PúblicoDeltan Dallagnol

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias