Brasil

Conselho de Ética vota cassação de Cunha; acompanhe ao vivo

Votação foi remarcada para esta terça-feira (14) depois de manobra de adiamento do presidente do grupo

José Carlos Araújo (PSB-BA), presidente do Conselho de Ética da Câmara, durante reunião sobre cassação de Eduardo Cunha (Antônio Cruz/ Agência Brasil)

José Carlos Araújo (PSB-BA), presidente do Conselho de Ética da Câmara, durante reunião sobre cassação de Eduardo Cunha (Antônio Cruz/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2016 às 15h39.

Última atualização em 1 de agosto de 2017 às 13h27.

São Paulo – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira (14) o relatório que pede a cassação do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB).

A sessão estava marcada para a última terça-feira (7), mas foi adiada pelo presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR-BA). O deputado atendeu pedido do relator do caso, Marcos Rogério (DEM-RO), que demandou mais tempo para análise de pena alternativa a Cunha em caso de rejeição a seu relatório.

A proposta foi apresentada pelo deputado federal João Carlos Bacelar (PR-BA), sugerindo que Eduardo Cunha seja punido com a suspensão do mandato por três meses. A medida faria pouco sentido, já que Cunha foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal por tempo indeterminado.

A alternativa de Bacelar só será considerada se o relatório de Marcos Rogério for derrotado na votação e o presidente do Conselho indicar o deputado para relator do voto vencedor.

O adiamento, porém, nada mais foi que uma manobra protelatória articulada por presidente e relator, por conta da ausência da deputada federal Tia Eron (PRB-BA) na sessão — ato típico dos apoiadores de Cunha.

A parlamentar baiana detém em suas mãos o voto que decidirá se Cunha mantém seu mandato, com o arquivamento dos trabalhos, ou se a votação segue para plenário. As estimativas no Conselho é que Cunha tenha, excluindo o tento da deputada, 10 votos a seu favor e nove contra e, em caso de empate, o presidente do Conselho dará voto de minerva em favor da cassação.

Acompanhe a transmissão da sessão ao vivo abaixo.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCassaçõesEduardo CunhaMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024