Brasil

Congresso recebe em breve modelo de empresa de ferrovias

A informação foi prestada na tarde desta segunda-feira, 23, pelo ministro dos Transportes, César Borges


	César Borges: segundo ministro, modelagem é um dos pedidos que o TCU fez para ter maior segurança em relação ao processo de concessões ferroviárias
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

César Borges: segundo ministro, modelagem é um dos pedidos que o TCU fez para ter maior segurança em relação ao processo de concessões ferroviárias (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 16h58.

Brasília - O governo deve, em breve, encaminhar ao Congresso Nacional, via Medida Provisória ou Projeto de Lei, a nova modelagem que criará a Empresa Brasileira de Ferrovias (EBF) para substituir a Valec e dotará a estatal de mecanismos seguros e garantidos para a compra de 100% da capacidade de tráfego das ferrovias que serão licitadas.

A informação foi prestada na tarde desta segunda-feira, 23, pelo ministro dos Transportes, César Borges.

Segundo Borges, que participou de reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a modelagem é um dos pedidos que o TCU fez para ter maior segurança em relação ao processo de concessões ferroviárias.

"Nossa expectativa é de que consigamos leiloar pelo menos um trecho ferroviário ainda este ano. Vamos fazer o máximo possível em 2013, mas precisamos de solidez no processo", disse Borges após o encontro.

O ministro descartou a existência do chamado "risco Valec" porque, segundo ele, a nova estatal terá a segurança e a garantia do Tesouro Nacional para honrar seus compromissos.

"Já foram injetados R$ 15 bilhões na Valec e a EBF pagará aos concessionários recebíveis garantidos pelo Tesouro, que serão títulos que poderão ser aceitos pelos bancos. Vamos dar essa segurança ao mercado", disse.

Acompanhe tudo sobre:FerroviasGovernoLicitaçõesSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo