Brasil

Congresso recebe em breve modelo de empresa de ferrovias

A informação foi prestada na tarde desta segunda-feira, 23, pelo ministro dos Transportes, César Borges


	César Borges: segundo ministro, modelagem é um dos pedidos que o TCU fez para ter maior segurança em relação ao processo de concessões ferroviárias
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

César Borges: segundo ministro, modelagem é um dos pedidos que o TCU fez para ter maior segurança em relação ao processo de concessões ferroviárias (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 16h58.

Brasília - O governo deve, em breve, encaminhar ao Congresso Nacional, via Medida Provisória ou Projeto de Lei, a nova modelagem que criará a Empresa Brasileira de Ferrovias (EBF) para substituir a Valec e dotará a estatal de mecanismos seguros e garantidos para a compra de 100% da capacidade de tráfego das ferrovias que serão licitadas.

A informação foi prestada na tarde desta segunda-feira, 23, pelo ministro dos Transportes, César Borges.

Segundo Borges, que participou de reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a modelagem é um dos pedidos que o TCU fez para ter maior segurança em relação ao processo de concessões ferroviárias.

"Nossa expectativa é de que consigamos leiloar pelo menos um trecho ferroviário ainda este ano. Vamos fazer o máximo possível em 2013, mas precisamos de solidez no processo", disse Borges após o encontro.

O ministro descartou a existência do chamado "risco Valec" porque, segundo ele, a nova estatal terá a segurança e a garantia do Tesouro Nacional para honrar seus compromissos.

"Já foram injetados R$ 15 bilhões na Valec e a EBF pagará aos concessionários recebíveis garantidos pelo Tesouro, que serão títulos que poderão ser aceitos pelos bancos. Vamos dar essa segurança ao mercado", disse.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransportesFerroviasGovernoLicitações

Mais de Brasil

Lula receberá presidente da Comissão Europeia e do Conselho Europeu na 6ª

Ilhabela começa a cobrar taxa de preservação ambiental para turistas

Defesa Civil emite alerta de tempestades e vendavais em SP

Zona Azul: tarifa sobe para R$ 6,95 em São Paulo