Rio de Janeiro: novas doses permitiram adiantamento no calendário de vacinação (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Agência O Globo
Publicado em 27 de junho de 2021 às 16h05.
Nesta semana em que termina o mês de junho, os calendários de vacinação das cidades fluminenses sofreram diversas alterações para se adequar às novas remessas de vacinas. Na semana passada, o Rio, por exemplo, recebeu 77.562 doses da vacina da Pfizer e 51.340 da Jansen, o que fez com que o prefeito Eduardo Paes anunciasse, no último sábado, que a cidade terá mais um adiantamento no cronograma da vacinação contra Covid-19.
No dia 18, a prefeitura do Rio também havia anunciado que a vacinação de adolescentes na cidade – de 12 a 18 anos – acontecerá em setembro, após a conclusão da vacinação da população com mais de 18 anos. Para a imunização dos jovens, serão usadas apenas as vacinas da Pfizer, que conseguiu autorização da Anvisa.
Confira o cronograma de vacinação do Rio e de outras cidades fluminenses
No último sábado, o prefeito Eduardo Paes, anunciou que, assim como já vinha acontecendo nas últimas semanas, a cidade do Rio terá mais um adiantamento no cronograma da vacinação contra Covid-19. Já na próxima Na segunda-feira, 28, começará a vacinação para pessoas com 47 anos, avançando uma idade por dia, até sexta-feira, quando serão contempladas pessoas com 43 anos.
O esquema seguirá o mesmo já conhecido: mulheres de manhã e homens à tarde. No sábado, será feita uma repescagem para quem tem 43 anos ou mais. Quem vai receber a vacina também deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.
A partir de segunda-feira, as lactantes também passarão a fazer parte do grupo prioritário, independente da idade do bebê, podendo se vacinar em qualquer dia da semana. Será necessário apresentar indicação do profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança. Já as gestantes e puérperas serão vacinadas apenas com Pfizer e Coronavac, de acordo com a disponibilidade.
Paralelamente ao calendário municipal do Rio, o governo do estado também está vacinando pessoas com síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, nanismo e mielomeningocele (espinha bífida) com 18 anos ou mais, que residam na capital. A imunização é realizada no estacionamento do Estádio Célio de Barros, de segunda a sexta, das 9h às 16h, e requer o agendamento prévio, que pode ser feito no portal do governo do Estado
Locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h
Drive-thru, segunda a sexta, das 9h às 15h (Exclusivo para idosos)
Conforme a antecipação do calendário anunciado no dia 11, na próxima segunda-feira, 28, serão vacinadas as pessoas com 44 anos, seguindo as de 43 na terça, 29, e as de 42 na quarta, 30. Seguindo a programação, até o fim de julho, as pessoas a partir de 32 anos terão recebido a primeira dose no município, sendo as de 41 anos na próxima quinta, 1º, e as de 40 na sexta e no sábado, 2 e 3. O calendário também foi ampliado para as gestantes e lactantes de até 6 meses do nascimento do bebê com indicação médica para a imunização.
A partir da próxima segunda-feira, os moradores também poderão agendar pelo aplicativo Colab a vacinação contra Covid-19 em mais dois pontos de imunização: na policlínica regional de Piratininga e no Ginásio do Colégio Gomes Pereira, no Largo da Batalha.
O agendamento está disponível também para o Campo de São Bento, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí; e nas policlínicas Sérgio Arouca, no Vital Brazil; Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço; e Engenhoca.
Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.
No local de vacinação escolhido é preciso apresentar o comprovante de residência, identidade e o laudo médico (em caso de comorbidade) ou o contracheque (no caso dos profissionais da educação).
Locais de vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:
Drive thru, das 8h às 17h:
De acordo com o cronograma do município, a população geral a partir de 34 anos será vacinada na segunda e terça, 28 e 29, seguindo das com mais de 31 anos na quarta e quinta, 30 e 1º, e as com mais de 28 na sexta e sábado, 2 e 3.
Covid-19:
O funcionamento dos postos será das 8h às 17h, em 10 pontos de vacinação. Já as clínicas Gonçalense do Mutondo e a Dr. Zerbini, no Arsenal, vão funcionar até as 21h.
Os porturários, profissionais da educação, estagiários da saúde, veterinários, guardas municipais, profissionais da educação física e pessoas com comorbidades, síndrome de down, deficiências permanentes, grávidas, puérperas sem comorbidades, lactantes com bebêde até 12 meses fazem parte do grupo prioritário. Todos precisam estar acima dos 18 anos.
Só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.
Locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h
A população em geral de 46 a 49 anos do município começará a ser imunizada nesta semana. Na terça-feira (29), as pessoas com 49 anos; na quarta (30), as pessoas com 48; na quinta (1º), as com 47; e na sexta (2), as com 46.
Para se vacinar com a primeira dose, o cidadão deve apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e o comprovante de residência. Como acontece com os demais grupos, a ampliação da imunização ocorrerá de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades deste público-alvo.
As pessoas que não compareceram para se vacinar no período divulgado dos grupos prioritários anteriores devem procurar as unidades de saúde que fazem vacinação contra a Covid-19 para receber o imunizante. A repescagem de quem não compareceu no período divulgado acontece em todos os dias de imunização contra o coronavírus.
Cada grupo precisa apresentar os documentos gerais, comprovante de residência e a comprovação, no caso das comorbidades e dos profissionais e trabalhadores dos grupos já atendidos.
Drive-thru, das 9h às 16h (terça a sexta)
O município anunciou que, nesta segunda-feira, 28, serão vacinados dos homens de 57 anos ou mais. Na terça e na quarta, 29 e 30, será para mulheres e homens de 56 anos; e na quinta e na sexta, 1º e 2,para mulheres de homens de 55. O sábado, 3, será o dia da repescagem para a primeira dose.
Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, CPF e cartão SUS (se tiver). Para trabalhadores, é necessário apresentar identidade funcional ou contracheque com local de trabalho e cargo, além de constar na relação de profissionais fornecida pelo aeroporto.
Para as pessoas com comorbidades é indispensável, no ato da vacinação, além dos documentos de identificação, a apresentação de laudo ou declaração ou atestado ou perícia médica de qualquer data que comprove a comorbidade; resultado de exame de qualquer data que comprove a comorbidade; receita ou prescrição de medicamentos para o tratamento da comorbidade, datada no ano de 2021 ou duas de outros anos e evidência física da comorbidade.
Os cidadãos que receberam primeira dose de CoronaVac no município devem procurar a unidade de saúde da família mais próxima para agendar a aplicação da segunda dose.
É importante ressaltar que os profissionais de educação que trabalham em outros municípios serão vacinados nas cidades onde atuam. A vacinação é destinada somente aos profissionais da ativa, devendo os profissionais aposentados serem incluídos em outros grupos, conforme o caso (idosos, comorbidades, etc).
No momento da vacinação, é necessário, tanto para o professor como para profissionais de apoio à Educação, apresentar a identificação profissional ou contracheque ou recibo de pagamento de escola, colégio, curso ou universidade da rede pública ou privada de Maricá; constar na relação de profissionais informada pelas escolas, colégios, cursos, e universidades da rede pública e privada do município, com nome e função.
A prefeitura promove a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para as pessoas de 46 anos ou mais neste domingo, desde as 7h, nas UPHs Xerém, Imbarie, Equitativa, Saracuruna, Pilar, Campos Elíseos e Hospital Municipal Duque (Av. Dr. Manoel Lucas - Parque Senhor do Bonfim).
Para se vacinar, é preciso apresentar comprovante de residência e documento de identidade. A imunização acontece a partir de 7h. Todos os pontos de imunização funcionam tanto para pedestres, como para atendimento drive-thru.
A Prefeitura também está disponibilizando o canal direto “Informativo Covid”, através do WhatsApp (21) 98880-9306, para que a população tire dúvidas e obter informações atualizadas sobre a vacinação no município.
A prefeitura vacinará as pessoas entre 46 e 48 anos nesta semana, . No próximo sábado, 3, será o dia de repescagem para todos os grupos que perderam a data de vacinação da primeira dose.
É obrigatória a apresentação de carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
Belford Roxo
A vacinação contra a Covid-19 das gestantes e puérperas está sendo feita na Clínica da Mulher (Rua Dona Joaquina, s/n, Centro), das 8h às 17h. No sábado, o horário é das 8h ao meio-dia.
É necessário apresentar identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência de Belford Roxo, atestado e/ou laudo médico que demonstre pertencer ao grupo de comorbidades ou as três últimas receitas com validade máxima de seis meses (documentos originais e cópias).
O município de Mesquita vai vacinar, neste sábado, dia 26, somente pessoas que vão tomar a segunda dose.
Gestantes e puérperas com comorbidade devem especificamente se vacinar nas clínicas da família São José e Jacutinga.
Para se vacinar, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
A cidade disponibiliza o agendamento da imunização no site http://vacinacovid19.mesquita.rj.gov.br, das 7h às 22h, sempre ao dia anterior da vacina. No momento da vacinação, é necessário comparecer com identidade, CPF e comprovante de residência de Mesquita.
Segundo a prefeitura, o agendamento não é obrigatório, mas agiliza o processo.
O município vai aplicar em todos os idosos que aguardam pela segunda dose de Coronavac nesta segunda-feira, 28, e a primeira dose para a população em geral a partir dos 56 anos, com comorbidades a partir dos 18 e trabalhadores da Educação a partir dos 18.
A imunização para as pessoas com comorbidades acontece em 15 unidades, das 9h às 14h, para a primeira e segunda dose de AztraZeneca. É obrigatório apresentar RG, CPF e cartão SUS. A imunização de profissionais da saúde acontece exclusivamente no Centro de Imunização.
Locais de vacinação
Nilópolis
O município de Nilópolis vai vacinar, neste sábado, dia 26, pessoas com 54 anos ou mais; grávidas e puérperas com comorbidades;
Locais de vacinação, das 9h às 17h