Brasil

Comitiva da Fifa analisa e aprova gramado do Itaquerão

Durante visita, secretário-geral da Fifa considerou que o gramado está "perfeito para acolher as partidas"

Secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, vistoria o estádio do Corinthians (Itaquerão), na zona leste de São Paulo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, vistoria o estádio do Corinthians (Itaquerão), na zona leste de São Paulo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 17h37.

São Paulo - Nesta segunda-feira, durante visita da comitiva da Fifa no Itaquerão, o gramado do estádio chamou a atenção. Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo e coordenadora do SPCopa, Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras, além de Cafu e Bebeto, ex-jogadores da seleção, pisaram no campo e conversaram por alguns minutos sobre o assunto.

Existia uma preocupação de que o gramado não estivesse em boas condições, mas ele foi mais uma vez aprovado. "O gramado está ótimo e não temos de nos preocupar em limitar o número de jogos. Está perfeito para acolher as partidas", explicou Valcke. Recentemente, todo o campo foi replantado e há duas semanas foi instalada a máquina que faz o resfriamento das raízes. A situação chegou a ser um pouco preocupante antes, em dezembro, e por causa do calor na cidade funcionários tiveram de jogar gelo e água no campo, para evitar a morte da grama.

O gramado do Itaquerão é visto como especial pelo ex-presidente Andrés Sanchez, que atualmente é responsável pelas obras do estádio. O dirigente sempre confessou que pretende ter o melhor campo do mundo e para isso foi escolhida uma grama de inverno, que passa uma imagem melhor na televisão e é mais verde que outros tipos de gramas mais comuns em países tropicais. Durante a visita da Fifa, o dirigente ficou irritado com uma pergunta sobre o gramado para o ex-jogador Bebeto e gritou de longe: "O gramado está uma m..."

A pressão da Fifa para que os gramados sejam o ponto alto da Copa é nítida. No Mundial da África do Sul, em 2010, muitas placas se soltaram do campo, passando uma imagem ruim. Na Copa das Confederações no ano passado, alguns campos também foram reprovados, como o Mané Garrincha, em Brasília, e a Arena Pernambuco, em Recife. Ricardo Trade, homem-forte do Comitê Organizador Local, garante que o Itaquerão passará no teste. "Não tenho qualquer preocupação com esse gramado, ele ficará ótimo", avisou.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFifaFutebolItaquerão

Mais de Brasil

Alerta de chuva forte se expande no país, e fim de semana deve ter tempo instável; veja previsão

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51