Brasil

Comitês olímpicos pagam fiança de Hickey, preso no Brasil

Em 18 de novembro, o Comitê Olímpico Irlandês (OCI), do qual Hickey é presidente, anunciou que não pagaria a fiança fixada pela justiça brasileira

Hickey: preso em 17 de agosto, ele é acusado de participar de uma rede de revenda ilegal de ingressos para os Jogos do Rio-2016 (Harry Engels/Getty Images)

Hickey: preso em 17 de agosto, ele é acusado de participar de uma rede de revenda ilegal de ingressos para os Jogos do Rio-2016 (Harry Engels/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 1 de dezembro de 2016 às 21h42.

A Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ACNO) aceitou pagar a fiança de 1,5 milhão de reais (412.000 euros) fixada pela justiça brasileira para a liberação de Patrick Hickey, membro do COI e acusado de revenda ilegal de ingressos dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

"Por razões humanitárias", o ACNO aceitou "emprestar temporariamente" o valor que permite pagar a fiança de Patrick Hickey, para que possa voltar a Irlanda "por motivos médicos", explicou a entidade, sediada em Lausana, em nota transmitida à AFP.

Em 18 de novembro, o Comitê Olímpico Irlandês (OCI), do qual Hickey é presidente, anunciou que não pagaria a fiança fixada pela justiça brasileira.

O empréstimo para pagar a fiança "terá que ser devolvido integralmente", explicou a ACNO, cujo presidente, Cheikh Ahmad Al Fahad Al Sabah, tem boas ligações com o presidente do COI, Thomas Bach.

Em 17 de novembro, a justiça brasileira autorizou Hickey (71 anos), que sofre de problemas cardíacos, a deixar o país para seguir um tratamento médico, sob pagamento de fiança.

Hickey, preso em 17 de agosto, é acusado de participar de uma rede de revenda ilegal de ingressos para os Jogos do Rio-2016. A rede teria arrecadado pelo menos 10 milhões de reais, segundo a polícia.

Em 29 de agosto, Hickey foi libertado da prisão por motivos de saúde e, desde então, está hospedado em um luxuoso hotel do Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíada 2016COI

Mais de Brasil

STF julgará em março deputados do PL por supostos desvios de emendas

Governo estuda baratear financiamento de motos para entregadores, diz Lula

Emissão de CNH física não será mais obrigatória, diz Renan Filho

CNH Brasil terá renovação automática e exame médico 40% mais barato