Brasil

Comitê dos EUA pede desculpas por mentira de nadadores

Comitê Olímpico dos Estados Unidos se desculpou com o Rio de Janeiro e os brasileiros pela mentira contada pelos nadadores da equipe sobre assalto

Polêmica: Comitê Olímpico disse que o comportamento dos nadadores não reflete a ética da equipe e afirmou que vai rever a questão nos EUA (REUTERS/Dominic Ebenbichler)

Polêmica: Comitê Olímpico disse que o comportamento dos nadadores não reflete a ética da equipe e afirmou que vai rever a questão nos EUA (REUTERS/Dominic Ebenbichler)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2016 às 07h07.

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, a sigla em inglês) pediu desculpas ao Rio de Janeiro e aos brasileiros pelo incidente causado pelos nadadores norte-americanos, após a revelação de que eles mentiram ao afirmar que tinham sido assaltados.

“O comportamento desses atletas não é aceitável, nem representa os valores do Time EUA ou a conduta da vasta maioria de seus membros. Iremos rever a questão e quaisquer consequências em potencial para os atletas quando retornarmos aos Estados Unidos. Em nome do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, nos desculpamos com nossos anfitriões no Rio e com as pessoas do Brasil por esta provação de desordem no meio do que deveria ser uma celebração de excelência”, disse a entidade, em nota divulgada em seu site oficial.

O comitê disse ainda que os atletas Gunnar Bentz e Jack Conger prestaram depoimento ontem (18) sobre o ocorrido. A entidade informou que os dois atletas, que foram retirados do avião que os levaria para casa, tiveram seus passaportes devolvidos.

O suposto assalto, quando revelado, repercutiu mal no Brasil. O Comitê Rio 2016, por meio do seu diretor executivo de Comunicações, Mário Andrada, chegou a pedir desculpas a Lochte pelo ocorrido. Nas horas seguintes, a imprensa norte-americana buscava saber se o nadador estava bem, se tinha sido ferido.

A versão inicial do assalto foi dada pelo atleta Ryan Lochte a um jornal norte-americano. Segundo o relato, ele e os colegas Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen saíram de uma festa na Lagoa, na zona sul, foram abordados em uma falsa blitz e assaltados por homens armados. A polícia, no entanto, encontrou inconsistências na história contada pelo atleta.

Um vídeo da câmera de segurança da Vila dos Atletas mostrou que Lochte e seus colegas chegaram já de manhã, em clima descontraído, passando as carteiras pelo raio-x.

Nessa quinta-feira (18), Conger e Bentz prestaram depoimento e desmentiram a versão de Lochte, que voltou para os Estados Unidos na segunda-feira (15).

O depoimento durou cerca de quatro horas. James Feigen, outro atleta envolvido, ainda não foi ouvido pela polícia.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEstados Unidos (EUA)Metrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasPaíses ricosRio de Janeiro

Mais de Brasil

TCU entende que Lula pode ficar com relógio de luxo recebido antes de mudança na regra de presentes

PGR aciona STF e pede suspensão das emendas Pix

Justiça suspende lei que cria escolas cívico-militares em SP

Rios Tietê e Pinheiros recebem investimento de R$ 233 milhões para nova etapa de despoluição

Mais na Exame