Brasil

Comissão de Ética abre processos contra Kassab e Marcos Pereira

Também foram abertos processos contra os ex-ministros Fernando Pimentel, Geddel Vieira Lima e Guido Mantega, além do vice-presidente da Caixa

Gilberto Kassab: os ministros, ex-ministros e o vice-presidente da Caixa foram citados na delação da JBS (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Gilberto Kassab: os ministros, ex-ministros e o vice-presidente da Caixa foram citados na delação da JBS (Antonio Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de julho de 2017 às 08h30.

A Comissão de Ética da Presidência da República abriu processo de apuração contra os atuais ministros Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e os ex-ministros Fernando Pimentel, Geddel Vieira Lima e Guido Mantega, além do vice-presidente da Caixa Econômica Federal Antônio Carlos Ferreira, todos citados na delação da JBS.

Eles serão intimados a prestar esclarecimentos no prazo de dez dias, a contar do recebimento dos ofícios.

O colegiado, cujo presidente e demais integrantes foram nomeados na gestão de Dilma Rousseff, convocou ontem uma reunião extraordinária para analisar o conteúdo da colaboração premiada da JBS.

Em nota, a comissão diz que, "após análise exaustiva dos áudios e documentos disponibilizados", resolveu investigar as autoridades e ex-autoridades, que ocupavam cargos sujeitos à competência da comissão à época em que teriam ocorrido os fatos imputados nas delações. Assinada pelo presidente da comissão, Mauro Menezes, a nota ainda detalha as acusações que pesam contra os denunciados.

Em nota, Marcos Pereira disse que está "convicto de sua inocência e certo de que a apuração imparcial pode restabelecer a verdade dos fatos". Já a assessoria de Kassab disse que o ministro "sempre pautou sua atuação pela ética e pelo cumprimento das leis". Até a conclusão desta edição, o Estado não obteve resposta de Pimentel, Vieira Lima, Mantega e Ferreira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Políticos brasileirosCaixaGovernoGilberto Kassab

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário