Brasil

Comissão adia votação de convite a Gabrielli e Cerveró

A previsão é que o plenário do Senado decida esta semana qual comissão parlamentar será criada


	O plenário do Senado brasileiro: pelo regimento do Senado, uma pessoa não é obrigada a comparecer a um convite feito pela Casa
 (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

O plenário do Senado brasileiro: pelo regimento do Senado, uma pessoa não é obrigada a comparecer a um convite feito pela Casa (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 15h38.

Brasília - A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado adiou na manhã desta terça-feira, 08, a votação de dois requerimentos que propunham a realização de uma audiência pública com Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, e com Nelson Cerveró, ex-diretor internacional da estatal, para que eles expliquem a compra, pela empresa, da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo revelou, a presidente Dilma Rousseff (que na ocasião presidia o Conselho de Administração da Petrobras) votou a favor da operação, mesmo tendo se embasado em um resumo falho e incompleto.

À época, Gabrielli era o presidente da estatal e Cerveró, o responsável pelo resumo que embasou a decisão de Dilma.

A oposição pretendia convidá-los à comissão. Mas, em minoria, tiveram de fazer um acordo com a base aliada para que a votação dos convites ocorra apenas se a CPI da Petrobras não for aberta.

A previsão é que o plenário do Senado decida esta semana qual comissão parlamentar será criada: a proposta pela oposição, que se restringe apenas à Petrobras, ou a da base, que, além da estatal, relaciona fatos ligados aos governos do PSDB de Aécio Neves e ao PSB de Eduardo Campos, prováveis adversários de Dilma em outubro.

Pelo regimento do Senado, uma pessoa não é obrigada a comparecer a um convite feito pela Casa. Só há obrigação de presença no caso de uma convocação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolítica no BrasilEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoSenadoCaso Pasadena

Mais de Brasil

Lula confirma que terá encontro 'olho no olho' com Donald Trump em março

Ronaldo Caiado diz que está em busca de novo partido para disputar a presidência

Baliza, carro automático e pontuação: o que muda na prova prática da CNH

STF dá prazo de 48h para governo de SC justificar lei que acabou com cotas raciais