Ideli Salvatti: conselheiros pedirão esclarecimentos a Ideli sobre o uso de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina (Antonio Cruz/ABr)
Da Redação
Publicado em 11 de novembro de 2013 às 14h41.
Brasília - A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta segunda-feira, 11, abrir processo para apurar a conduta da chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência, Ideli Salvatti.
Os conselheiros pedirão esclarecimentos a Ideli sobre o uso de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, que também é utilizado para remoção de pacientes em estado grave resgatados em acidentes e tragédias naturais. O caso foi revelado pelo jornal Correio Braziliense.
"Nós abrimos o processo contra ela, abrimos o procedimento, pedimos informações a ela, não está designado o relator. Dez dias é o prazo necessário (para explicação)", disse o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Américo Lacombe, após a reunião pela manhã.
Em nota divulgada quando surgiram as denúncias, a SRI afirmou que, "nos dias em que houve a utilização do helicóptero, não ocorreu nenhum acidente que justificasse a requisição da aeronave para prestação de socorro".
"Em Santa Catarina, há outras aeronaves que prestam serviços aeromédicos. O referido helicóptero não é conveniado ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) desde agosto de 2012, não é de uso restrito para resgate aeromédico e nem de utilização exclusiva no Estado de Santa Catarina", disse o comunicado.